No cenário empresarial competitivo de hoje, ter um sistema de pré-vendas bem estruturado é crucial para alcançar o sucesso de vendas. E ter uma pipeline de vendas bem-sucedida requer uma abordagem estratégica.

Um elemento vital desta estratégia é a criação de uma equipe de pré-vendas. No centro desta equipe está o Sales Development Representative (SDR), responsável por identificar e qualificar potenciais leads. Esses leads têm potencial para ser tornarem clientes e serem promotores do produto/serviço a longo prazo.

Por ser uma abordagem que vem garantindo ótimos resultados, imagino que você provavelmente quer entender o que é a pré-venda, acertei? E claro, explorar a fundo o impacto deste profissional em uma operação comercial!

Acertei? Se sim, saiba que estamos alinhados, pois esse é o objetivo deste artigo! Nele, vamos explorar a arte de estruturar uma equipe de pré-vendas e gerenciar o sucesso de um SDR.

Seguindo as etapas e estratégias descritas abaixo, você pode maximizar o potencial da sua equipe e impulsionar resultados de vendas assertivas. Vamos lá?

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E o que faz um SDR, afinal?

O SDR é o profissional da equipe de vendas responsável pela abordagem inicial e qualificação dos leads por perfil. É ele quem vai receber do time de inteligência comercial a lista de smart leads e tentar se conectar com cada um deles.

E por ser o responsável pelo primeiro contato com o cliente, é extremamente necessário que sua atuação seja bem sucedida. A experiência de compra dentro de um processo comercial começa desde o primeiro contato que o SDR tem com o potencial cliente.

Que tal descobrir as 06 habilidades que um SDR de alto desempenho tem? Leia o artigo abaixo e descubra agora!
6 habilidades de um SDR de alto desempenho
O que faz de um pré-vendedor um SDR de alto desempenho? Basta olhar para essas 6 habilidades fundamentais que determinam se esse profissional é mediano ou realmente acima da média!

Ou seja, ele é um dos primeiros elementos na criação da experiência, sendo o criador da energia que possibilita o engajamento do comprador. Se a experiência do potencial cliente com SDR for ruim, a probabilidade do resultado é a venda não acontecer é grande.

No funil de vendas, os SDRs ficam na posição "qualificação"
No funil de vendas, os SDRs ficam na posição "qualificação"

Por esse motivo a atuação desse profissional é muito importante.

Agora, vamos entender um pouco mais das principais funções de um SDR no dia-a-dia da operação comercial.

As principais funções de um SDR

Agora que entendeu todas as etapas que o SDR tem influência, vamos entender um pouco mais sobre suas principais funções. E não se esqueça: o principal foco, no final, é gerar mais relacionamento com o cliente, convertendo em vendas.

O SDR está em vendas mas não irá vender

Este é o primeiro ponto para entendermos o que um pré vendedor faz. Isso porque a prospecção e negociação são etapas que, apesar de processualmente interligadas, se desenvolvem de formas muito diferentes na rotina de venda.

A prospecção está mais envolvida com o engajamento e conversão de compradores com perfil, dores e momento de discussão. As etapas de apresentação de solução, objeções de venda e negociação de valores ficam a cargo dos vendedores em si.

Para as atividades de prospecção, existem competências específicas que o pré-vendedor precisa desenvolver, bem como para a venda outras competências são necessárias.

Vamos falar um pouco mais delas nos próximos tópicos:

Um bom vendedor pode não ser um bom SDR

Continuando a discussão do tópico anterior, um vendedor que é bom com alta geração de valor, não necessariamente irá realizar bem atividades de prospecção. Engajar um lead de um material Inbound ou colher bem as dores latentes de um possível comprador envolvem competências e estratégias específicas.

Está no DNA de um SDR ser um caçador e identificador de dores

Ele estuda e entende a fundo quais as principais dores que seu serviço ou produto atende. Depois, ele desenvolve as melhores abordagens para o lead. Assim, ele consegue mapear com excelência cada um dos leads que desenvolve uma conexão.

Nesse momento, o SDR pode usufruir de técnicas como Spin Selling ou se guiar por frameworks como GPCT.

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O SDR atende os leads oriundos de canais de Inbound

Um dos maiores papéis do SDR é ser o contato da empresa com os leads de canais Inbound. Esses canais incluem:

  • cadastros de trial (ou teste grátis);
  • landing pages;
  • artigos;
  • materiais ricos (e-books, planilhas, etc.).

Quando esses canais estão bem estruturados e com foco no público alvo, geram um volume alto de leads. Esse volume é de responsabilidade do SDR, que vai oferecer ajuda e entender o cenário do possível cliente. É ele quem conversa com as pessoas para negociar, oferecer soluções e conteúdos adequados em nome da empresa.

Uma equipe de SDR traz inúmeros benefícios para toda a estrutura comercial. Principalmente, porque ele está imerso no início do funil de vendas e pode descobrir erros ou melhorar processos.

Essa ação irá desencadear em todo o restante da operação comercial.

O SDR é o responsável pela prospecção

A prospecção de clientes é a etapa inicial do funil comercial. Ela consiste em contactar possíveis clientes através de uma lista de leads pré-qualificados pelo time de inteligência comercial.

Após essa etapa, o SDR vai receber a lista de smart leads e tentar se conectar com cada um deles. E exatamente por ser o profissional responsável pela qualificação dos leads, um bom SDR deve se conectar aos setores de marketing e vendas.

O objetivo aqui é coletar de ambos os melhores leads que ele puder e filtrar da melhor forma possível para ter bons resultados.

Funções do SDR
Funções do SDR

Qual a importância do SDR?

Imagine toda a jornada de compra como um circuito esportivo. É possível imaginar que, neste circuito, existam diferentes modalidades de atividades esportivas.

Como atleta, você precisa ser bom em todas as etapas para ter sucesso no circuito. Além de muito treino, você precisará preparar seu corpo e desenvolver competências específicas para cada modalidade.

Nas vendas, o SDR está no início do circuito. Ele é responsável por iniciá-lo com bons resultados, para que o vendedor finalize com sucesso.

Com o passar do tempo, ambos terão desenvolvido um treinamento diário e constante. Assim suas competências e estratégias estarão sempre em otimização, trazendo sempre os resultados que a equipe necessita para superar as metas.

Agora fica mais fácil entender que o papel do SDR na equipe comercial é bastante específico: prospecção. Portanto, o SDR é o especialista e responsável por qualificar leads e gerar volume de negociações para os vendedores.

Mas por que ter um profissional reservado para pré-venda e prospecção se os vendedores podem muito bem realizar esse papel?

Sobre essa questão, há dois pontos.

1º: uma equipe de SDR, dependendo da maturidade da sua operação, consegue otimizar bastante o processo. Assim fica mais claro orientar os esforços de venda de forma específica e cirúrgica.

Como assim?

Com um SDR na operação comercial, os vendedores podem focar melhor seu tempo no desenvolvimento personalizado das negociações e no fechamento de vendas. Enquanto isso, o profissional de pré venda mantém o fluxo de entrada de leads no início do funil de forma saudável.

Esse é o primeiro ganho ao se ter um SDR: mais tempo para o vendedor vender.

2º: a presença de uma equipe de SDR não exclui a responsabilidade do vendedor de prospectar e gerar leads. Quando se pensa em uma equipe específica e voltada para o desafio da prospecção, imagina-se que o vendedor nunca terá que lidar com essa atividade novamente.

E isso é um erro!

O vendedor deve e precisa se responsabilizar pela manutenção saudável do fluxo de entrada de leads em seu funil! Na prática, o SDR irá gerar mais volume, o que requer um tempo que, muitas vezes, o vendedor não tem.

E, por sua vez, o vendedor deve manter sua prospecção de forma mais direcionada, sem uma exigência de alto volume como do SDR.

5 benefícios de uma equipe de SDR

Que tal conferir 5 benefícios de uma equipe de SDR traz para sua operação comercial?

1. Uma equipe que aplica diariamente técnicas para qualificar melhor os leads irá reconhecer mais facilmente quais as dores existentes no processo de vendas. A partir disso, propor melhorias para escalar os resultados do time e profissionalizar o processo de prospecção ao longo do tempo.

2. A entrada de leads no início do funil passa a ser organicamente saudável, com vendedores recebendo leads mais qualificados e com interesse em uma conversa significativa de vendas.

3. O SDR fala diretamente com o público-alvo que a empresa conversa em seus canais. Portanto, é o profissional munido de informações capazes de trazer mudanças estratégicas que impactam diretamente no papel do Marketing.

4. Gestores podem cobrar volume dos SDR, seja em atividades, como e-mail e ligação, como em agendamentos ou qualificações. Portanto, as metas de SDR podem ser mais específicas e operacionais voltadas para a escalabilidade.

Se você quer ainda mais praticidade para avaliar e entender melhor o desempenho do seu time de SDRs, não deixe de baixar nossa planilha de Análise de Ligações.
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Avalie de perto os pontos positivos e negativos das ligações do seu time de vendas!

5. O SDR fala com muitas pessoas ou empresas diferentes durante sua rotina de vendas. Assim, ele consegue desenvolver mais rapidamente skills de engajamento e de geração de valor para alcançar conversas de vendas significativas.

Com o tempo, somado a atividades operacionais sendo feitas de forma escalável, o SDR se torna um especialista em diagnosticar com rapidez e precisão quais leads podem gerar vendas.

Você deve estar pensando que todo esse processo é bastante complicado. Sim, gerir uma equipe de pré-vendas pode parecer desafiador para qualquer um. Mas não precisa ser e eu vou te provar isso agora!

Uma palavra, nove letras: LeadBoard.

É a melhor ferramenta voltada para a otimização do processo comercial quando falamos de equipes de pré-vendas. O LeadBoard tem, como principal objetivo, otimizar o funcionamento do processo comercial e trazer mais eficiência para o mesmo, por meio da possibilidade de:

  • Prospectar de forma organizada e otimizada, por meio de funis e leads personalizados de maneira intuitiva, aumentando a taxa de prospecção;
  • Agendar através de um movimento único, o que contribui diretamente com o aumento de produtividade (por causa da possibilidade de agendamento automático);
  • Potencializar as métricas utilizadas para avaliar o desenvolvimento do time de pré-vendas. Isso porque o gestor tem a possibilidade de acompanhar estatísticas de produtividade (agendamentos, ligações, insights...) através da ferramenta.

Ou seja, com o LeadBoard fica muito fácil melhorar seus insights, agendamentos, descartes, ligações, produtividade e tempo de resposta.

Que tal entender mais sobre essa ferramenta completíssima? Então dá uma olhada:
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Qual é o perfil de um SDR de sucesso?

Como dito acima, o SDR precisa desenvolver competências específicas para performar bem na prospecção.

Se você está pensando em montar um time de pré vendas, você precisa entender qual o perfil ideal de um SDR e quais são as melhores práticas que devem ser desenvolvidas por esse profissional.

  1. Foco: o SDR precisa ser focado em suas atividades, desde as mais operacionais como e-mails até as mais complexas como ligações de qualificação. Por ser um trabalho que muitas vezes lida com um volume alto de demandas, o foco é requisito fundamental.
  2. Planejamento: volume sem planejamento se transforma em baixa produtividade. O SDR precisa ter uma visão de auto planejamento e procurar sempre estruturar seu dia de trabalho e suas atividades, seja através de ferramentas digitais ou até mesmo anotações em post-it. O importante é ter um planejamento estratégico em sua rotina e isso significa planejar diariamente.
  3. Consistência: desde o número de ligações diárias até os agendamentos e qualificações no final do mês, o SDR precisa manter um nível constante em seus resultados diários, semanais e mensais, pois surpresas e inconsistências no início do funil são capazes de desestruturar todo o time comercial e afetar diretamente a alimentação saudável do mesmo.
  4. Ouvir e perguntar bem: o SDR de alta performance tem a capacidade de ouvir bem e fazer as perguntas certas para seus leads, buscando tornar o máximo da suas conversas em conversas de vendas significativas.
  5. Muita curiosidade e estudo: Por estar a frente do contato dos canais de Inbound, o SDR deve ser curioso e ter a disposição para estudar muito sobre diferentes assuntos, a fim de gerar valor e autoridade nas conversas que irá realizar, por exemplo, sobre materiais do blog. Ele precisa ser um especialista seguro e confiante em relação aos assuntos que sua empresa domina.

Se o seu momento é implementar uma equipe de SDR em sua operação comercial, o ideal é que estude muito sobre o assunto e fazer um teste amistoso para entender se o seu negócio se encaixa com uma estrutura de pré vendas.

Mas, o principal é criar um Playbook de Vendas que reunirá tudo que os profissionais de pré-vendas devem estudar, aprender e desenvolver para serem SDRs de alta performance em sua empresa.

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Te ajudei a entender melhor o que é SDR e os principais pontos a serem analisadas para a construção de um time de pré vendas em sua empresa? Espero que sim!

Mas calma! Ainda tenho mais uma surpresa para você!

Confira as dicas que o nosso CRO, Eduardo Moura, trouxe para te ajudar a estruturar um processo de pré-vendas lucrativo e assertivo!

Se tiver sobrado qualquer dúvida, entre em contato conosco! Temos um time de cientistas de vendas prontos para te ajudar!

Até a próxima! ⚡