Você já parou para pensar que cada empresa tem um produto ou serviço que é a razão pela qual ela existe?
Em muitos casos, não é fácil definir de forma objetiva qual é essa atividade. Não a ter estabelecida pode trazer consequências desastrosas para o crescimento e persistência no mercado.
O termo "core business" é relacionamento com essa atividade principal de uma empresa e iremos abordar mais sobre ele.
Vamos explorar sua relevância numa organização e o que deve ser analisado para sua identificação. Além disso, como um software de CRM auxilia na sua criação, quais métricas devem ser avaliadas para potencializá-lo, e assim alavancar os resultados para obter sucesso.
O que é?
Core business é o negócio principal que diferencia uma empresa das outras opções do mercado. Ele é a a maneira específica, a solução, de resolver o problema do seu cliente.
Basicamente, é a razão pela qual a organização existe e direciona os planos e estratégias para garantir o crescimento sem perder a essência. Defini-lo é essencial para o crescimento de uma empresa!
O que considerar na hora de defini-lo?
Você deve defini-lo de forma clara, a atividade central deve ser específica e fácil de entender, que seja alinhado com a missão, valores e visão da empresa. Deve ser realista, algo que realmente a empresa consiga fazer bem e que tenha espaço para competitividade.
E lembre-se, seja flexível!
O core business pode evoluir com o passar do tempo, ele se molda conforme as necessidades dos clientes e com as transformações e inovações do mercado.
Veja alguns pontos para ter em sua análise:
Produtos ou serviços: analise quais são os produtos e serviços que agregam mais valor às demandas de seus clientes.
Clientes: identifique quais são os seus principais clientes e os maiores desafios que eles enfrentam que você soluciona de forma eficiente.
Concorrência: investigue como a sua empresa se diferencia das demais do segmento. O que só você pode oferecer ao seu cliente? Lembre-se de que é necessário provar o seu valor e não apenas se diferenciar dos demais concorrentes.
Lucratividade: reconheça qual produto ou serviço gera mais lucro para o negócio.
Quais são os benefícios?
Determinar o produto ou serviço principal da sua empresa fornece foco para seguir com planos estratégicos e investimentos. Outro benefício que auxilia bastante em um operacional é a otimização de recursos e esforços nas tarefas que são mais relevantes, e com isso há um aumento na eficiência da equipe.
Criar um foco empresarial constrói uma identificação forte para sua marca, permite destaque no mercado e estabelece uma posição forte perante os concorrentes!
Essa construção, unida a um alinhamento estratégico, pode gerar mais fidelização de clientes que serão fundamentais para a aquisição de novos consumidores do seu produto.
Fornece vantagem competitiva, para que a organização se concentre em desenvolver expertise e se destaque nas ações que geram mais valor, mas entendendo o que precisa ser aperfeiçoado. Guia para novos nichos de mercado e produto, que estejam alinhados com a competência principal, aumentando a possibilidade de escalonar e o sucesso do negócio.
Exemplos de core business de sucesso!
Todas as grandes empresas possuem um core business bem definido e isso se inicia na gestão de negócios.
A Amazon, por exemplo, é a maior varejista online do mundo, tendo um catálogo amplo de produtos para atender o público que compra na rede. A Nike tem como foco a produção de roupas e calçados esportivos, aliados à tecnologia para oferecer excelentes experiências aos consumidores.
A principal atividade do Google é publicidade online, mas oferece uma pluralidade de serviços aos usuários. Quem nunca usou o Gmail ou o Google Maps? A Coca-Cola é a gigante na produção de refrigerantes, mas entendeu que poderia atender às pessoas que não tomam, e hoje oferece outras bebidas, como sucos e chás.
A utilização de um CRM e métricas importantes
Em uma operação comercial, para analisar a qualidade do core business e sua aplicação no mercado, pode ser necessário ter ferramentas com um CRM, por exemplo.
A centralização de ações e informações que a ferramenta proporciona transformarão seus resultados operacionais e financeiros! Veja algumas métricas que a plataforma fornece para que suas estratégias sejam mais certeiras:
Custo de aquisição de clientes - CAC
O CAC equivale ao gasto médio para conseguir um novo cliente. Você calcula as despesas de marketing, publicidade e vendas pelo número de novos clientes em um período. Um CAC satisfatório deve ser baixo, ou seja, é preciso gastar pouco para adquirir um novo consumidor.
Taxa de conversão de MQL para SQL
Analisa quantos leads são qualificados para vendas, ajuda a entender o potencial de crescimento e a qualidade dos leads que estão chegando.
Taxa de conversão de SQL para vendas
Avalia quantas oportunidades viram vendas, métrica que avalia também o desempenho dos vendedores.
Tempo médio de primeiro atendimento
Mede a rapidez e agilidade do seu time em atender os leads que chegam. Ter um tempo médio reduzido pode inclusive aumentar a chance de venda. O CRM centraliza todos os dados e informações sobre o lead, possibilitando um atendimento mais rápido e eficiência para resolver problemas.
Taxa de retenção
Calcula o tempo que o seu cliente permanece comprando ou usando o seu produto e serviço. Uma taxa de retenção alta demonstra que está conseguindo fazer e manter relacionamentos duradouros.
Churn rate
Acompanha a taxa de clientes que você perde em um período. Quanto menor essa taxa, melhor, pois indica fidelização do consumidor e está intimamente ligada à taxa de retenção.
Canais de Venda
Separe as oportunidades por canais e defina quais são os principais para geração de demanda e oportunidade de venda. Essa ação ajuda no direcionamento de recursos da área de marketing.
Análise de dados e relatórios
O CRM apresenta uma grande capacidade de analisar dados e oferecer relatórios, fornecendo insights significativos para as empresas tomarem decisões alinhadas ao objetivo do core business. A análise de dados identifica tendências de mercado, mede o desempenho para ajuste das estratégias.
Satisfação do cliente
Faça pesquisas ou peça um feedback direto sobre o seu atendimento e a experiência do consumidor com a sua empresa. Além disso, existe a possibilidade de criar tags para separar clientes que requerem uma atenção especial. Clientes satisfeitos, além de continuarem comprando, indicam o seu produto a outras pessoas.
Se tratando da retenção do cliente, uma das ações primordiais que todo gestor e vendedor deve ter é sempre aprimorar sua comunicação. Nós preparamos o material ideal para que sua equipe tenha resultados significativos no acompanhamento de leads e clientes!
Conclusão
Definir o core business é essencial para garantir sucesso e crescimento sustentável de qualquer negócio. Este conceito centraliza a principal atividade realizada que difere a empresa no mercado, alinhando com a missão e a maneira como só você ajuda o seu cliente.
Para isso, é preciso analisar quais são seus principais produtos e serviços, quem são seus clientes, sua concorrência e lucratividade.
Sua atividade central bem estabelecida proporciona eficiência operacional, otimização de recursos e ações, construção de uma identidade de marca forte. Oferece também vantagem competitiva e guia as possibilidades de aumentar produtos e nichos de mercado.
Neste contexto, o uso de um sistema de CRM é fundamental! Dessa maneira, é indispensável uma plataforma robusta que consiga entrar uma análise detalhada de dados e relatórios em todo o caminho do relacionamento com o cliente.
Essas informações auxiliam a entender o comportamento de compra do cliente e a medir de forma precisa como está o seu core business e identificam as áreas que precisam de aperfeiçoamento.
Faça agora um teste gratuito na nossa plataforma e fale com um de nossos especialistas para entender como nossa ferramenta pode revolucionar o seu modelo de negócio!