Como fazer um webinar para gerar leads?

Webinar é uma videoconferência ou seminário online com o objetivo de comunicar, educar e direcionar uma audiência. O público pode interagir através de um chat online e o conteúdo pode ser gravado ou ao vivo. Plataformas como Youtube (pelo Google Hangouts), Facebook, GoBrunch, GoToWebinar, Webinar Center que oferecem este tipo de solução. Essa estratégia de vídeo tem sido grande aliado para geração de leads.

Gerar leads qualificados pelo inbound é a missão que todo time de marketing quer executar com excelência. A primeira vista, parece ser um bicho de sete cabeças, mas ao decorrer dos obstáculos entendemos que não existe uma fórmula mágica para gerar leads perfeitos e que nós devemos ser cientistas:

Testar, testar e continuar testando.

Aqui na Nectar não é diferente, nosso inbound tem pouco mais de 1 ano e depois de tanto testar vimos que produzir webinars - ou webinários como alguns chamam - também é uma fonte rica na geração de leads.

Não se preocupe, neste artigo te explicarei tudo que é necessário para você fazer o seu!

Ah, se você ler até o final irei disponibilizar um material gratuito que utilizamos para produzir e organizar nossos webinars.

Você vai poder utilizá-lo e modificá-lo da forma que achar melhor, ok?  Mas, agora vamos ao que interessa!

Como funciona os nossos webinars?

Criado para ajudar pessoas que buscam melhorar sua performance em vendas, o WebiNectar veio para sanar as dúvidas que surgem no dia a dia de uma operação de vendas.

Como montar uma estratégia de vendas eficaz? Qual a melhor forma de comissionar? Cultura organizacional? Como aumentar a produtividade da equipe de vendas e marketing? Esses são alguns dos temas abordados, sempre apontando para uma dificuldade dentro do universo de vendas B2B.

Como nosso alvo é realmente ajudar, então o conteúdo é extremamente focado no assunto escolhido com dicas práticas, não tem enrolação e nada de conteúdo poético. O nosso objetivo é gerar conhecimento rico e que atraia possíveis MQL’s para o nosso time de vendas.

Se você quiser conhecer um pouco mais dos nossos números obtidos e quais são as tendências para 2019, abaixo vou deixar o nosso Webinar com o Gustavo Caetano:

Por que adotar vídeos como estratégia para inbound?

Pelo simples fato que você estará educando e ajudando sua audiência com problemas que eles não sabem como resolver mas que irão conseguir resolver graças ao seu conteúdo. E quando ele precisar de uma solução que semelhante a sua, pode ter certeza que ele irá primeiro em você.

Não adianta fazer conteúdos fracos só para gerar leads sem sequer pensar se isso vai impactar sua audiência. A questão de criar autoridade no assunto que você domina é uma ponte para conquistar aquele potencial cliente. E entre baixar um ebook ou assistir um vídeo, é provável que o seu público escolha a segunda opção pela praticidade.

Um estudo da Google de 2017 revela que 86% dos brasileiros assistem vídeos na web, 99% desses utilizam o Youtube como a principal plataforma, passam cerca de 15.4 horas/semana assistindo vídeos na internet, um crescimento de 7,3 horas em relação a 2014.

O que isso quer dizer? Está crescendo o consumo de vídeos na internet, independente da plataforma as pessoas procuram conteúdos visuais.

Ainda não está convencido? 😳

O novo estudo realizado pela Video Viewers diz que em 4 anos, o consumo de vídeos na web cresceu cerca de 135%, enquanto o consumo de TV foi de 13%. O mais interessante disso tudo é que 29,8% buscam conhecimento perdendo a 38,7% para entretenimento. Isso quer dizer que, o Youtube hoje em dia é a principal busca para relaxar, buscar coisas novas, sorrir ou mesmo estudar.

Não ache também que somente o Youtube está bombando, existem outras plataformas de vídeos que oferecem o mesmo serviço, você pode criar seu próprio conteúdo exclusivo alí. Um exemplo disso é a Samba Tech, que traz soluções em vídeos para aqueles que não querem ser reféns somente de um canal de aquisição, podendo criar seu público e nutrí-lo da melhor forma possível seja com conteúdos rentáveis de assinatura ou conteúdos gratuitos.

Agora você consegue ver a oportunidade, né?

Então você concorda comigo que deve utilizar adotar estratégia de vídeo agora. Irei te explicar detalhadamente como executamos nossos webinários para você aprenda com nossos erros. Vamos juntos?!

Como fazer um webinar?

A produção do Webinectar é dividido em 4 partes:

  1. Planejamento: aqui nós organizamos tudo o que é necessário para começar um webinar, pensamos no tema, no convidado, qual será o horário e dia. Após ter definido isso, entramos em contato com o convidado alinhamos tudo sobre nossa proposta, e caso for aceita: alinhamos a estratégia de divulgação. Para não perder o controle, documentamos e damos um check em nossa planilha;
  2. Produção: essa etapa se trata da produção das artes, landing page e copy para divulgação;
  3. Divulgação: após terminar a produção é hora de iniciar a divulgação para sua base de e-mail, redes sociais e outros canais de divulgação que preferir. Não esqueça de verificar com seu convidado se está tudo certo quando a divulgação da parte dele.
  4. Pós-Webinar: depois de um curto período, enviamos o resultado de como foi o webinar, para o nosso convidado e compartilhamos os leads.

Vamos ver como funciona isso na prática?

PARTE 1 - Planejamento  

1.1. Organizar nome do convidado e tema a ser realizado;

1.2. O responsável pelo convite deve enviar um e-mail convidando a pessoa para o Webinar com cópia para mkt@dominio.com.br:

1.3. Enviar para o MKT o escopo do que será tratado no webinar:

1.3. Alinhe a estratégia de divulgação com o convidado:

  • confirme a estratégia de divulgação de ambos os lados.

1.4. Documente na planilha de planejamento e marque as etapas na aba de checklist para saber como está cada etapa.

PARTE 2 - Produção  

2.1. Criar imagens:
2.2. Youtube:
2.4. Landing Page:

PARTE 3 -  Divulgação

3.1.  Enviar materiais com pelo menos 1 semana de antecedência para o convidado;
3.2. Cobrar divulgação do convidado;
3.3. Divulgação [NOME DA SUA EMPRESA]:
- Redes Sociais: Linkedin, Instagram e Facebook;
+ Condutor do Webinar;
+ [Sua Empresa];
+ Disparar e-mail convite para a base

PARTE 4 -  Pós-Webinar

Dois dias após:

4.1 Extratir NPS;
4.2. Extrair Leads;
4.3. Compartilhar NPS e Leads com o convidado;

Agora é com você!

Como vimos nesse artigo, não existe uma fórmula mágica então sempre que houver necessidade: teste, teste e teste! Isso é o que trará resultados, você testar e saber olhar os números para onde está sendo melhor investir, qual o tipo de conteúdo, qual é a melhor copy para atrair mais pessoas para o seu conteúdo e sempre construa o melhor conteúdo possível.

Para te ajudar preparamos um material gratuito para você iniciar ou até mesmo melhorar o que já está fazendo. Se tiver qualquer dúvida, basta mandar um e-mail para nós ou comentar aqui nesse post. Ok?

Espero que este artigo tenha sido útil para você, se sim, comente aqui embaixo o que achou e o que gostaria de ler em nosso blog. 🤘