O atendimento online é uma peça fundamental para alcançar novos clientes e obter maiores oportunidades de venda.
E, a principal vantagem de utilizar um chat online como ferramenta de atendimento é a quantidade de recursos que a ferramenta disponibiliza.
Entretanto, quando utilizado do jeito mais simples, o atendimento pode se tornar engessado, e não oferecer uma boa experiência para o cliente.
Quem trabalha com vendas para o setor corporativo, sabe que cada empresa possui necessidades específicas e que um caminho para vender um produto ou serviço é criar um relacionamento com o cliente.
Dessa forma, é preciso encontrar outras maneiras para destacar seu negócio e conquistar o público oferecendo um chat humanizado que pode trazer inúmeros benefícios para o seu empreendimento.
O que é chat humanizado?
O chat humanizado é uma estratégia onde você aplica os princípios de um atendimento humanizado ao seu chat online.
O atendimento humanizado é, por sua vez, uma tendência que surgiu primeiramente na área da saúde e se difundiu entre outras áreas, principalmente em setores comerciais.
Ele tem como objetivo colocar o cliente no centro do atendimento, facilitando seu acesso à informação, oferecendo personalização no atendimento, e ouvindo as necessidades do cliente.
Diferente do atendimento por chat convencional, o chat humanizado visa proporcionar ambiente amigável, independente se o atendimento está acontecendo por meio de chatbot ou então por uma equipe de atendimento.
Ou seja, ele busca fugir do atendimento padrão e criar experiência personalizada de compra, onde é capaz de estabelecer uma relação de confiança entre cliente e o seu negócio.
E todos os recursos disponíveis em um chat online são bem-vindos para te ajudar a transformar essa experiência.
Conheça as vantagens de investir em chat humanizado para atendimento online
Agora que você já conhece os objetivos e para qual é a finalidade de investir em um chat humanizado para sua empresa, vamos abordar as principais vantagens para que você compreenda a importância em aplicar essa estratégia para atender os seus clientes corporativos.
Ajuda a criar relacionamento com o cliente
Criar uma conexão com o seu cliente é fundamental para conhecer as suas necessidades e em qual etapa da jornada de compra ele se encontra.
Um chat humanizado pode oferecer uma série de recursos para que você consiga mapear os principais interesses dos seus clientes antes mesmo de iniciar uma conversa com ele.
Dessa forma, o seu time de vendas poderá apresentar as melhores soluções para o seu cliente a partir daí criar um relacionamento de confiança.
É importante que o cliente sinta que você realmente quer ajudá-lo a resolver o problema acima de vender um produto ou serviço na sua loja virtual, pois assim ele ficará mais à vontade para tratar de negócios.
Algumas formas de criar relacionamento através de um chat humanizado é:
- Mapeando a jornada de compra do seu cliente;
- Responder o cliente utilizando a mesma linguagem que ele usa;
- Utilizar convites proativos para iniciar uma conversa.
Garante autonomia para a sua equipe
Embora a sua equipe possa seguir um protocolo de atendimento padrão, através de um chat humanizado é possível garantir que eles tenham mais autonomia para conduzir as conversas.
Dessa forma, é possível que eles se sintam mais motivados a tratar de negócios com seus clientes e até mesmo solucionar os problemas, pois eles conseguirão ser mais objetivos e diretos.
Por exemplo, durante um chamado o chatbot é acionado para iniciar o atendimento ao cliente, e caso não seja possível o atendente dará continuidade na conversa.
Ele sabe onde a conversa parou, e saberá como abordar o cliente da melhor maneira sem precisar coletar informações extras e ficar perdendo tempo com perguntas básicas.
O atendimento é muito mais rápido e transparente dessa forma.
Algumas maneiras de gerar autonomia para a sua equipe:
- Utilizar um chatbot para coletar informações;
- Mantendo o histórico de compras dos seus cliente através de um CRM;
- Utilizando atalhos para mensagens rápidas.
Muitos recursos permitem que o atendimento seja mais natural e personalizado, inclusive as mensagens automáticas do próprio chatbot.
Ajuda fidelizar seus clientes
O cliente provavelmente vai perceber que você oferece atendimento de qualidade e melhor ainda um atendimento humanizado.
Dessa forma, ele reconhece o seu esforço para atender às suas necessidades a partir do seu investimento em um chat humanizado e todos os processos que contribuem para agilizar o atendimento.
Ele passa a pensar que o seu tempo não foi desperdiçado e se sente mais satisfeito com o investimento nos seus produtos ou serviços.
Em contrapartida, você conquista clientes a longo prazo que gera um impacto positivo para o seu negócio.
Como fidelizar clientes através de um chat humanizado:
- Utilizando os recursos de chat online para manter atendimento rápido;
- Qualificando o atendimento;
- Treinando sua equipe;
- Manter foco no cliente.
Economia de recursos
Com mais clientes satisfeitos e fidelizados significa mais oportunidades de vender para aqueles clientes que já conhecem a sua empresa .
O que significa que você economizará recursos, pois é até 7 vezes mais caro vender para um cliente novo em comparação com um cliente que já conhece o seu negócio.
Como economizar recursos com um chat humanizado:
- Criando estratégias de recompra para clientes fidelizados;
- Utilizando um chatbot para funcionar no atendimento 24 horas por dia;
- Gerando relacionamento com o cliente;
- Utilizar o chatbot como recurso de análise e consulta de informações;
- Utilizar recursos de e-mail marketing para incentivar a compra.
Reconhecimento de marca
Ao oferecer o atendimento qualificado com o seu chat humanizado, com certeza a sua empresa irá adquirir uma boa fama, e consequentemente terá uma percepção positiva pelo público.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Invesp, a adição de um chat em sua página aumenta a taxa de conversão de 8% a 20% e clientes em uma sessão de atendimento têm 2,8 vezes mais chances de serem convertidos.
Além disso, os seus clientes provavelmente farão uma propaganda indicando sua empresa para amigos, conhecidos e outros potenciais clientes.
Com isso, você garante uma boa reputação no mercado e mais oportunidades de gerar novas vendas sem a necessidade de fazer esforço garantindo que você tenha vantagens entre os seus concorrentes.
Pronto para transformar o seu chat em um chat humanizado?
Agora você já conhece todos os benefícios de utilizar um chat humanizado para o atendimento online dos seus clientes corporativos.
Não esqueça de escolher uma ferramenta otimizada que ofereça recursos e permita você implementar o seu chat humanizado.
Por isso, confira os recursos do JivoChat e humanize o atendimento do seu negócio com o auxílio dessa ferramenta.