O que é essencial em um planejamento de vendas?
Hoje eu quero trazer algumas ideias para quem começou com pontas soltas no planejamento de vendas.
Eu sei que planejamento a gente faz no final do ano anterior. Mas eu sei também que às vezes acontecem alguns ajustes quando o ano vira. Além disso, pode acontecer do seu planejamento ter atrasado e você precisa entregá-lo o mais rápido possível, pra ontem.
Então pensando nisso, separei algumas dicas para você trocar o pneu com o carro andando.
Vamos lá?
Primeira dica!
Analise os dados de vendas que você já tem no seu CRM. Especialmente os dados de 2020 (dois mil e vinte).
Por que 2020 foi um ano atípico de mudanças, onde provavelmente as adaptações que a sua empresa fez deverão ser mantidas e aprimoradas em 2021.
Então você precisa dominar e saber com clareza a performance de cada mudança que você fez.
Como fazer isso?
Analisando o volume de oportunidades abertas versus o volume de vendas realizadas por produto, segmento e por campanha.
Se você é cliente Nectar inclusive, é possível contar com relatório WIN/LOSS pra fazer essa análise, tá?
Outra forma de saber com clareza a sua performance é criando relatórios personalizados através de plataforma de B.I. Como Power B.I, Qlik Sense, entre outras, e inclusive se você está começando com isso agora e também é cliente Nectar - nós temos um módulo de B.I no CRM que pode te ajudar bastante nesse começo.
Porque é ainda mais importante ser data-driven em 2021 do que você foi nos anos anteriores?
Pra que você tome decisões conforme a realidade o que aconteceu em 2020 e conforme o seu potencial real. Como diz o Gustavo Caetano:
Entre o terreno e o plano, você fica com o terreno!
E a verdade é que o terreno de 2020 foi diferente do plano, então você precisa gastar tempo analisando este terreno percorrido.
Fazer um planejamento que não leva em consideração o terreno, a sua realidade prática é um risco de desengajar todo seu time.
Segunda dica!
Invista ainda mais tempo em analisar o que está acontecendo no seu mercado.
Agora no início do ano estão acontecendo várias lives sobre tendências para 2021 nos mais diversos ramos de atuação.
Participe dessas lives e outra sugestão também é procurar pessoas no linkedin e agendar reuniões de Benchmarks com elas.
Tenho certeza que isso vai trazer mais luz pra você, vai te ajudar a ver o que você está fazendo na sua operação se está no rumo certo.
E talvez trazer ideias do que você não tinha pensado antes.
Terceira e última dica!
Valorize a integração entre as áreas na hora de construir ou revisar o seu planejamento.
Lembra do seguinte, a área de vendas não é uma estrutura à parte e nem sobrevive sozinha.
Os objetivos de venda precisam estar bem alinhados com o que está acontecendo nas áreas de marketing e produto também.
Se você quiser saber mais sobre essa dica o André Siqueira, que é founder da RD fala sobre isso em um webinar com o João, nosso CEO.
Lá ele fala sobre as consequências em ter investido em Vendas e não ter sido previsto em Marketing antes.
Você pode conferir este conteúdo aqui!
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