Prova de Conceito (Poc): o que é e como construir?
O termo prova de conceito (Poc) ou Proof of Concept, em inglês, refere-se a prova prática de um conceito teórico. O PoC é muito utilizado por profissionais de TI.
Prova de Conceito ou PoC, é uma palavra que vem do inglês na qual significa Proof of Concept. Ela busca pela evidência documentada para que um software venha a ser bem-sucedido.
Por se tratar de um dos primeiros métodos para testar e avaliar uma ideia conceitual para software, produto ou solução para uma empresa, a prova de conceito na prática é como um procedimento cujo o objetivo do mesmo é provar a viabilidade de um conceito e validá-lo em baixa escala.
A prova de conceito normalmente caracteriza uma implementação resumida, simples e incompleta, que antecede o protótipo do projeto e assim busca validar o software ainda na sua etapa conceitual.
Na prova de conceito normalmente emprega-se vários testes, a fim de validar se o produto final é positivamente satisfatório ou não.
Além disso, a Poc também busca testar possíveis processos e procedimentos a serem implantados na execução do desenvolvimento.
Esse teste poderá se definir quais as melhores práticas entre etapas para aplicá-las ou não ao projeto final.
O que é Prova de Conceito?
Uma grande ideia, em qual compõe o conceito de um projeto final nem sempre é tão extraordinária assim na prática.
O risco é alto ao tentar converter uma teoria e executa-la de modo a se tornar prática e mesmo assim, muitos projetos se iniciam sem certeza alguma de que o software funcionará como planejado.
Essa é uma situação muito comum em ambientes de desenvolvimento de tecnologia, tanto para aplicação quanto para softwares.
Por isso, a forma mais coerente de se obter uma noção de como uma ideia será executada na prática e se será bem sucedida ou não: é aplicar a Prova de Conceito.
Com o objetivo e escopo já bem definidos, é possível fazer uma execução de procedimentos extremamente trabalhosos que possuem um alto valor de investimento.
Sendo assim, não é uma má ideia realizar alguns testes para enriquecer o estudo de viabilidade, antes de assumir um risco grande e entender quais serão os impactos de tentar colocar o projeto em produção.
É nesse momento que a prova de conceito entra em cena.
Geralmente, ela é uma parte bem pequena de como serão as características do produto final.
São desenvolvidas de forma ágil para comprovar que o conceito é viável assim abrindo porta para iniciação oficial na produção do projeto.
Quais são os benefícios da prova de conceito?
O planejamento inicial pode ter uma base sólida e bem tratada mas, o escopo de um projeto ou software quase sempre sofre transformação durante o processo de produção.
Alguns insights e falhas somente são percebidos quando o software está funcionando ou quando se inicia as etapas e seus processos.
Então, planejar e realizar a prova de conceito, bem no início da estruturação conceitual do software, torna-se muito útil para não haver desperdício de recursos em uma determinada etapa de produção que posteriormente em execução operacional possa ser descartada por ser inútil perante todo o desenvolvimento.
Mas se isso for notado tarde, será perceptível que os recursos foram desperdiçados.
Os testes de aval de uma prova de conceito antecedem até mesmo um protótipo verdadeiro e pode ser um gatilho valioso para a tomada de decisão e a viabilidade de uma ideia com base teórica.
No pior dos cenários, a prova de conceito também vai indicar se vale a pena ou não utilizar recursos em algo instável no ponto de vista técnico e de mercado, evitando que erros simples que possam levar a equipe de desenvolvimento e de projeto a cometer alguns erros.
Que tal se inscrever na nossa Newsletter e se tornar um cientista de vendas através dos nossos conteúdos? 🚀
Qual a importância da prova de conceito para as empresas?
A prova de conceito possui outra vantagem, é essencial para gerar valor para a empresa que utiliza.
Um conceito ou ideia que não foram estrategicamente executados previamente, por mais extraordinária que seja, pode ter um valor não perceptível.
O que muda se esse valor for provado em prática?
Muda toda a trajetória de um projeto.
Com a prova de conceito em mãos, já é possível negociar e buscar investimentos.
E a partir dessa documentação conceitual, poderão transmitir a clareza que a empresa está criando valor.
Além disso, a prova de conceito é uma motivação para toda corporação: muitas vezes, dentro do desenvolvimento de softwares, a equipe de desenvolvimento encontra dificuldades de enxergar os resultados e evolução de seus trabalhos.
Nesse caso, as entregas frequentes de resultados gerados pelo PoC chega a ser um ótimo meio de enfrentar esses problemas.
A execução mesmo que simplória e antecipada, pode vir para colocar boas expectativas e aumenta as possibilidades satisfatórias do projeto.
Como elaborar uma prova de conceito?
A prova de conceito é a primeira etapa a ser realizada, frente às premissas base do projeto que já foram definidas.
Para elaborar uma prova de conceito é preciso definir:
1. Conceito a ser colocado em prova
É assim que mais de uma prova conceitual serão realizadas no destrinchar de um projeto, exclusivamente, se o mesmo for de longo prazo ou com uma complexidade elevada.
Para elaboração da prova de conceito é preciso indicar uma questão:
Qual o conceito aprovar?
Aqui é o momento de definir qual ideia, metodologia ou conceito será colocado em prova.
Para isso é necessário ter definido:
- Ideia desenvolvida;
- Objetivo com a Poc;
- Escopo do projeto;
- Recursos necessários.
2. Envolva a equipe de colaboradores
Envolver a equipe de colaboradores para desenvolver uma prova de conceito acelera o processo e permite diferentes ângulos do projeto.
Existem frameworks de metodologias de projetos que melhoraram a performance e o desempenho de projetos complexos como a prova de conceito como por exemplo o scrum.
Scrum, de acordo com seus criadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, é um "framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível".
O Scrum pode ser dividido em pequenos eventos, chamados de sprints, no qual partes específicas de um projeto maior e complexo serão desenvolvidas o que influencia a qualidade e desempenho do projeto.
3. Métricas de Sucesso
Aqui é o momento de definir em o que irá consistir o sucesso do projeto de modo que fique claro o que será necessário alcançar para a evolução de cada etapa.
4. Teste de execução
Com tudo que foi definido e fornecido, o desenvolvedor já pode elaborar os testes sob projeto, que fornecerá dados se o conceito será bem-sucedido.
E não visar somente os resultados!
Para atingir os resultados que se espera, importante sempre praticar a prova de conceito como uma ferramenta ou uma rotina estratégica.
Isso determinará qual a melhor direção o time de projetos e tecnologia.
📄Antes de nos despedirmos temos algumas indicações de leitura pra você também!
- CRM para empresas de software: solução própria x solução de mercado
- Como o desenvolvimento de software pode te ensinar a melhorar o seu processo de vendas
É isso! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui que ajudaremos você!⚡