Integrações: o que são e conheça as integrações disponíveis no NectarCRM

O cenário de toda organização atual é composta por três pilares: pessoas, processos e tecnologia.

Esses três ítens são intrínsecos um ao outro visto que sem pessoas para executarem os processos a empresa não funcionaria e sem a tecnologia para que facilitar a execução desses processos a empresa estagnaria.

Toda estrutura organizacional conta com sistemas que atuam diretamente na gestão e operacionalização das atividades diárias de uma empresa.

O número de sistemas de gestão necessários pela empresa varia de acordo com o modelo de negócio dessa organização e sua necessidade.

É muito comum que um sistema de gestão por si só não consiga suportar todas as atividades dos inúmeros departamentos dentro da organização.

Entretanto, hoje, isso já não é mais um impeditivo para deixar de contratar um sistema de gestão em específico por conta das integrações.

Essas integrações permitem que todos os sitemas e ferramentas digitais com diferentes funcionalidades e objetivos conversem entre si e aumentem a produtividade, performance e eficiência da operação de um negócio.

O que é uma Integração?

A palavra integração por definição no dicionário tem como significado "incorporar um elemento em um conjunto".

Quando nos referimos a plataformas informatizadas, as integrações, nada mais são do que a união de um sistema ao outro permitindo assim o compartilhamento de informações entre essas plataformas que visam automatizar e otimizar esses sistemas de gestão.

O que isso significa?

Significa que os dados e informações que cada um desses sistemas possui vão transitar entre os sistemas de forma atualizada, automatizada e em tempo real.

Por exemplo, em uma empresa de tecnologia do segmento B2B (Business-To-Business) que faz uso de um ERP e um software de CRM de vendas.

Por meio da integração entre esses dois sistemas de gestão será possível enviar informações de uma oportunidade ganha no pipeline do vendedor no CRM com o objetivo de gerar um pedido no ERP.

Essa troca de informações em tempo real facilita o processo porque permite que a tabela de produtos do CRM seja atualizada automaticamente a partir da tabela de produtos do ERP.

Ou seja, a integração entre esses sistemas otimiza o tempo de execução das atividades necessárias na rotina empresarial e faz com que a produtividade geral da empresa aumente com esse canal de comunicação entre sistemas constantemente atualizado.

Esse processo de integração que permite aos gestores uma visão 360º de todos os departamentos e o andamento dos processos como um todo se chama gestão integrada.

A gestão integrada consiste em uma série de ações administrativas baseados na análise unificada do desempenho da empresa em tempo real.

Por que Integrar Sistemas?

Como vimos no início desse artigo as integrações entre sistemas foram criadas para otimizar os processos entre todas as áreas da empresa, para que assim possam trabalhar em conjunto. Certo?

Integrar esses sistemas de gestão ou soluções tecnológicas, portanto, impactam diretamente na comunicação geral da empresa. De forma específica na:

  • Automatização e união dos processos;
  • Centralização de informações;
  • Agilidade nas atividades;
  • Aumento de produtividade dos colaboradores;
  • Otimização nas etapas do processo;
  • Controle de produtos e estoques;
  • Inteligência de dados;
  • Fluxo de dados ativo;
  • Elimina o retrabalho;
  • Reduz a margem de erros;

Integrar sistemas é uma atividade que acontece nas pequenas empresas de software até nas grandes companhias mundiais que se conectam com outras soluções tecnológicas.

São diversas as necessidades e os ganhos quando ocorre esse intercâmbio de informações causadas pela integração.

Oferecendo como benefício ás organizações maior agilidade, e ainda evita drasticamente a ocorrência de falhas nesse sistema por não ter intervenção humana.

Estar conectado a vários segmentos de mercado e canais de comunicação desperta ainda mais a atenção das empresas, que percebem o compromisso dessas empresas em gerarem maior praticidade aos clientes e parceiros.

Programar corretamente as informações que serão geradas é de vital importância, as grandes empresas dia após dia aumentam seu leque de integrações, conseguindo gerar ainda maior valor na marca.

Entretanto uma integração requer análise, tempo e planejamento de como devem ser feitas e se vai cumprir de fato com seu objetivo.

Quais são os tipos de Integração entre sistemas?

As técnicas utilizadas para integração entre soluções tecnológicas consistem em 4 tipos, sendo esses:

  • Integração nativa entre sistemas por intermédio de uma ferramenta;
  • Integração por troca eletrônica de dados
  • Integração banco a banco;
  • Integração por API (Application Programming Interface);

Integração nativa entre sistemas por intermédio de uma ferramenta

Esse tipo de integração é autoexplicativo e se refere a sistemas que por algum motivo não conseguem ser integrados e necessitam de uma ferramenta de integração que faça o intermédio, recebendo os dados do sistema, fazendo a conversão desses dados e enviando para o outro sistema.

Um bom exemplo desse tipo de plataforma de integração é a Pluga. Com ela você consegue conectar diversas ferramentas utilizadas no seu dia a dia, sem precisar digitar uma única linha de código, e promover ainda mais produtividade e foco no que de fato importa.

Integração por troca eletrônica de dados

A integração por troca eletrônica de dados, ou Eletronic Data Interchange (EDI), consiste no envio de informações ou arquivos de um sistema para outro sistema por meio de um padrão de comunicação estabelecido.

Dessa forma o canal de comunicação entre esses sistemas se torna viável de modo que as informações e arquivos enviados por um "sistema X" para o "outro Y" são traduzidos para essa comunicação padrão estabelecida entre eles possibilitando assim que o "sistema Y" consiga interpretar.

Integração Banco a Banco

Integração por banco a banco consiste no compartilhamento de um banco de dados específico por outros sistemas. Para essa situação é necessário a utilização de um software para extração de informações.

Esse software extrai as informações do banco de dados do sistema em questão, converte e armazena essas informações de forma automatizada para os outros sistemas.

Integração por API (Application Programming Interface)

A integração por API, em português Interface de Programação de Aplicativos, tem como objetivo facilitar a comunicação entre sistemas que não possuem os mesmos códigos e a mesma linguaguem.

API é justamente o programa que realiza o trabalho de possibilitar a comunicação entre esses sistemas. Para que isso aconteça o programa interpreta as linguagens de um sistema e padroniza essa linguagem de modo que vá fazer sentido e seja compativel com o outro sistema.

Integrações Disponíveis no NectarCRM

No NectarCRM não é diferente, busca-se de possibilitar o melhor aos nossos clientes e parceiros com a criação de maior facilidade em trazer para o NectarCRM dados e informações que estão em outros sistemas e que são importantes para a operação dos usuários e empresas.

Veja como são realizadas as integrações no NectarCRM e quais já fazem parte da nossa trajetória de sucesso.

Existem dois tipos de integrações possíveis no Nectar: As integrações nativas e a integração por API (Application Programming Interface).

“Com uma empresa integrada, todos os dados enviados entre sistemas tornam-se imediatamente mais visíveis para toda a empresa” (Tradução livre) (WSO2)

Integrações Nativas - NectarCRM

As integrações nativas são as integrações pré-configuradas com softwares de parceiros.

1. Zapier

Zapier é uma ferramenta de integração que possibilita a troca de informações de centenas de aplicativos web (Google contacts, Gmail, Dropbox, Facebook e diversos outros) com a sua conta NectarCRM.

O NectarCRM possui um integração nativa com o Zapier, funciona como um ponte que faz a conexão para com outros software que o Zapier já tem integrações desenvolvidas.

2. Google Calendar

O Google Calendar possibilita a sincronização da agenda do Google Calendar com o NectarCRM. Através dessa integração poderá manter sincronizado tanto a agenda do NectarCRM quando a do Google Calendar.

3. Calendário Outlook

O Calendário Outlook possibilita a sincronização da agenda do Outlook com o NectarCRM. Através dessa integração poderá manter sincronizado tanto a agenda do NectarCRM quando a do Outlook Calendar.

4. Central de e-mail (Gmail, Outlook ou e-mail POP/IMAP)

Possibilita enviar e receber todos os e-mails dentro do próprio NectarCRM através de um plug-in que monitora a caixa de entrada.

Assim que o monitor receber um e-mail, ele busca um contato na sua base e, se encontrar, já vincula o histórico de e-mail recebido no contato.

5. RDStation

O RD Station é um integração que faz ser possível conectar uma poderosa plataforma de marketing e controle de leads com o NectarCRM.

6. Leadlovers

A plataforma Leadlovers gera automação de marketing. Contato e/ou oportunidades serão criados no Nectar através dos leads provenientes do Leadlovers, assim como a possibilidade de alteração de informações dentro do Leadlovers no cadastro dos clientes se alguma informação tiver sido alterada no NectarCRM.

7. Superlógica

A integração com a Superlógica permite conectar o NectarCRM com um sistema de gestão para empresas de serviço recorrente.

8. Discador

Possibilita realizar ligações, escutar o áudio de ligações realizadas no NectarCRM através do gateway TotalVoice ou através de um script de integração feito pelo usuário com o seu serviço de ligação.

9. Auvo

A Auvo é uma solução para gestão de equipes externas. Permite monitorar a localização da equipe em tempo real, distribuir compromissos e coletar informações de visitas integrado ao NectarCRM.

10. Whatsapp

A integração com o Whatsapp permite que você envie feedbacks para o Whatsapp diretamente pelo Nectar.

11. DocSales

A DocSales é uma ferramenta para criação e o envio de propostas, contratos, termos de adesão, cotações e orçamentos, com assinatura digital integrado ao NectarCRM.

12. JivoChat

JivoChat é um aplicativo de comunicação para conversar e monitorar visitantes através de chat online, Facebook messenger, telefone e e-mail em tempo real

Integrações Nativas (Desenvolvida por parceiros)

As integrações nativas são pré-configuradas com softwares parceiros, elas podem ser construídas tanto pelo Nectar quanto por algum parceiro.

Reev - Plataforma de Sales Engagement

A integração com o Reev vai ajudar a engajar os leads e aumentar a taxa de conversão, podem ser organizadas cadências e automatizações de e-mail em outbound ou mesmo a criação de fluxos específicos, todas essas ações poderão ser registradas direto no NectarCRM.

ExactSales - Software de prospecção de vendas

A integração com a Exact Sales dá a possibilidade de obter ainda mais inteligência comercial para a prospecção ativa em vendas B2B.

Ramper - Software de automação de prospecção de vendas

Essa integração com o Ramper dá a possibilidade de automatizar processos de prospecção de vendas e aumentar a geração de leads qualificados via outbound marketing.

Meetime - Software de inside sales

A Meetime é uma ferramenta para Inside Sales, com a integração é possível aproveitar do potencial da ferramenta, que permite ver demonstrações de software de forma facil, rápida e interativa.

Resultys

O Resultys é uma ferramenta de Big Data desenvolvida pela StartUp homônima, que permite a construção de listas de leads à partir do seu perfil de cliente ideal.

Se você ainda não utiliza o NectarCRM e deseja experimentar, cadastre-se e comece a usar gratuitamente e se quiser saber mais sobre as integrações, entra em contato com a Nectar. :)