Automações de Vendas: aplique para economizar tempo e vender mais
Antes de começar esse artigo, vamos entender um cenário juntos?
Em um time com 10 vendedores, um gestor gasta, em média, uma hora por semana para revisitar o funil de vendas de cada vendedor. Isso implica em 40 horas gastas por mês.
Já os vendedores gastam cerca de 3 horas para criar lembretes e tarefas de follow-up todas as semanas. Isso em um time de 8 vendedores resulta em 24 horas gastas semanalmente.
É fácil visualizar essa realidade, né? Tenho certeza que o que mais chamou a sua atenção foi como esse time perdeu tempo com atividades cotidianas e manuais, porém imprescindíveis para o processo. E não vou mentir pra você: infelizmente isso é muito comum.
Mas, chega de dados entristecedores, tenho uma boa notícia pra você. Sabia que automações de vendas podem mudar completamente esse tempo gasto com atividades manuais e repetitivas? Se a sua resposta foi não, tenho absoluta certeza que esse artigo foi feito pra você!
Pronto(a) para aprender a economizar tempo em toda a sua operação?
O que é uma Automação de Vendas?
Automação de vendas nada mais é do que usar a tecnologia como facilitador de atividades que antes eram manuais. Isso possibilita que o trabalho da equipe comercial se torne mais fluido, inteligente e dinâmico, além de um fator primordial: a economia de tempo.
As automações, normalmente, funcionam a partir de um gatilho que poderá ser disparado quando todos os critérios forem atendidos, realizando uma determinada ação em seguida. Temos uma fórmula para isso:
Gatilhos + critérios = ação.
“Ah, Marcela, não entendi muito bem… Como isso funcionaria na prática?”
Sem problemas, eu te explico! Já pensou em receber uma notificação te alertando que uma das suas oportunidades de vendas está sem interação há 3 dias? Isso, com certeza, facilitaria a vida de muitos vendedores e SDR’s, afinal, a própria tecnologia seria seu braço direito nas vendas.
Gatilho [oportunidade parada no funil de vendas] + critério [estar a xx dias sem interação] = ação [notificação avisando o vendedor que ele precisa fazer um follow-up, por exemplo.]
Movimento diferenciado dentro de um processo, né? Eu sei que sim e que bom que agora você também já sabe disso.
Qual a sua importância e por que usar?
No exemplo acima ficou bem claro que a automação ajuda diretamente com otimização, já que todo vendedor odeia perder uma venda, principalmente se for por causa de falta de acompanhamento.
O consumo cada vez menor de tempo é essencial, dado que o mercado é altamente competitivo e exige agilidade de quem deseja estar entre os melhores. Além disso, a produtividade, que é uma das moedas da vez, se faz cada vez mais necessária.
Isso fica muito claro quando olhamos para uma pesquisa realizada recentemente pela FGV . Sabia que a produtividade nos ambientes de trabalho vem caindo cada vez mais nesse segundo trimestre de 2022? É aí que notamos a real necessidade de voltarmos nossa atenção para a otimização de tempo, afim de sermos cada vez mais produtivos no que nos propomos a realizar diariamente.
Todos esses fatores mostram que as automações são a garantia de uma boa vantagem quando o assunto é alto volume de tarefas realizadas manualmente.
É impossível conseguir controlar, ou melhor, gerenciar um processo comercial desde a chegada de um lead até a pós-venda sem a ajuda de tecnologias. Isso não implica apenas no controle total de todas as atividades, mas principalmente em qualidade e também no Customer Centric.
Ok, mas o que é isso?
Cliente no centro de tudo. Sim, esse é o conceito. Essa estratégia tem como foco principal entregar excelência em atendimento ao cliente. O sucesso com ele se dá a partir de um processo bem estruturado que entrega uma relação entre cliente e uma marca digna de aplausos.
Se esse termo aguçou sua curiosidade e você quer construí-lo na sua empresa, temos um conteúdo pra você aqui.
Resumidamente, investir em ferramentas que sejam voltadas para essa otimização eleva os resultados de qualquer empresa. Os vendedores estarão 100% focados no que importa: vender e, por consequência, uma realidade cheia de bons resultados em todos os outros departamentos do seu negócio será algo palpável.
Automação de marketing x Automação de Vendas
Agora que você já entendeu o que é, qual a importância frente ao mercado e por que usar as automações, você precisa saber onde mora a diferença entre automação de marketing e vendas.
É comum ouvir que ambas são a mesma coisa, mas estou aqui pra te dizer que isso está bem longe de ser verdade.
Uma Automação de Vendas auxilia diretamente a equipe comercial, visando dar uma celeridade nas negociações. Ou seja, algo que fará com que o processo de vendas seja mais ágil, possibilitando que se tenha uma visão mais panorâmica de todas as etapas, além de trazer mais assertividade para estratégias.
Já a Automação de Marketing tem como função principal fazer captura e nutrição de leads. Essa tecnologia, que é é braço direito do time de marketing já que facilita e muito o seu trabalho, faz com que se entenda melhor em qual dos estágios de compra um lead está. Assim, os vendedores conseguem ter um preparo mais estratégico para suas ligações.
Embora tenham objetivos diferentes, ambas as automações, quando usadas lado a lado, tornam factíveis infinitas possibilidades de bons resultados para o time de aquisição (marketing + vendas).
Como já citamos acima a ação de follow-up, feita com qualidade dentro de uma automação o seu time de vendas pode ter resultados imediatos e a longo prazo bastante significativos. Aprenda mais sobre isso com nosso material abaixo!
Tirei sua dúvida? Espero que sim! :)
Quais os principais benefícios para um processo comercial?
Tenho certeza que essa pergunta estava na sua cabeça e vou esclarecê-la agora. Chegou a hora de você conhecer alguns dos benefícios que as automações podem trazer para vendas como um todo.
Redução de custos
Uma equipe improdutiva traz poucas vendas e muitos gastos. Com a inclusão de automações no seu processo, o time de aquisição será mais eficiente e produtivo. Esses fatores fazem com que a decisão de compra dos clientes seja mais acertada, afinal, ele perceberá a alta performance no atendimento.
Esse cenário entrega redução de custos e, consequentemente, resultados brilhantes.
O que isso implica? Em aumento de receita para a sua empresa!
Atendimento em tempo real
Você sabe o que é Lead Response Time? Agora é hora de descobrir o que tem por trás desse termo em inglês.
Essa é uma métrica que nos diz o tempo médio que uma equipe de pré-vendas gasta para atender um lead que ‘levantou a mão’, ou seja, que deseja conhecer mais a respeito de um produto ou serviço com a ajuda de um especialista.
Já pensou em você poder criar uma automação para que um lead que acabou de preencher um formulário do seu site, receba um e-mail de boas-vindas?
Observe esse template de exemplo:
Oi, [Lead], tudo bem?
Acabei de notar que você preencheu um formulário para falar com um de nossos especialistas e conhecer mais sobre o [NOME DO PRODUTO/SERVIÇO]!
Em até xx horas entraremos em contato, mas deixo aqui um [VÍDEO/E-BOOK/CONTEÚDO] em anexo para que na ligação você já conheça um pouco mais sobre nós e possa tirar suas dúvidas!
Até logo!
Neste e-mail, seu futuro cliente já teria recebido, em cerca de segundos, o primeiro contato com a sua empresa.
Tenho um dado muito precioso sobre o tempo no primeiro atendimento: sabia que a taxa de conversão pode aumentar em até 391% quando se atende um lead no primeiro minuto? Isso mesmo! E uma automação pode ser sua grande aliada nesse quesito.
Processo inteligente e autogerenciável
É evidente que a tecnologia pode auxiliar na vida do ser humano e com automações não seria diferente. Alcançar um desempenho em alto nível não é tarefa simples, mas através de um sistema que deixa toda a operação no piloto automático isso se torna possível.
As automações trazem autonomia a partir de ações pré-estabelecidas por gestores comerciais, a fim de que o processo se torne cada vez mais estratégico. É menos burocracia pro dia-a-dia e mais decisões concretas e inteligentes.
NectarCRM + Automações: conheça essa possibilidade
Se você chegou até aqui você conseguiu entender como ter automações de vendas rodando no seu processo é um diferencial indispensável para chegar no topo. Os motivos e benefícios trazidos por elas são inúmeros.
Agora trago em primeira mão a novidade digna de quem precisa de agilidade 24x7.
Conheça agora Automações, sua nova força tarefa rodando dia e noite:
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Não queria dizer isso, mas esse artigo está chegando ao fim! :(
Por aqui, nossa missão é tornar você um cientista de vendas e mudar o jogo da sua empresa. Espero que esse conteúdo tenha sido enriquecedor pra você tanto quanto foi pra mim! Um abraço e até a próxima!⚡