Não há fórmulas prontas para o sucesso, porém existem algumas formas de se obter resultados melhores.

Um dos caminhos consiste em buscar inspiração no que dizem os especialistas e ficar de olho nas novas formas de fazer negócios. Nesse sentido, conhecer Aaron Ross é indispensável.

Aaron Ross, autor do livro Predictable Revenue (Receita Previsível) e seus ensinamentos têm mudado o jogo para muitos empreendimentos. A seguir, veja algumas lições de Aaron Ross e descubra como ele pode ajudar a sua empresa.

Afinal, quem é Aaron Ross?

Durante quatro anos, de 1990 a 1994, Aaron estudou Engenharia de Meio Ambiente na Stanford Graduate School of Business. A princípio, ele poderia ser um profissional padrão que usaria seus conhecimentos para trazer novas técnicas ambientais, mas o destino tomou um caminho diferente.

Após trabalhar como gerente de compras e de produto, em 1999 teve experiência em seu primeiro negócio. Fundou a LeaseExchange, uma espécie de marketplace para aluguel de máquinas. Em uma época em que o conceito de marketplace ainda nem estava em uso, ele promoveu uma revolução no mercado. Arrecadou 5 milhões de dólares, mas após dois anos encerrou a empresa.

Em 2002, sua experiência com vendas começou. Assumiu o cargo de diretor de vendas corporativas da Salesforce e criou um sistema de prospecção para o time interno. O principal objetivo era ativar contatos inativos, o que gerou uma receita de 100 milhões de dólares em poucos anos. Em 2005, tornou-se diretor sênior da mesma companhia.

No começo de 2008, sua jornada como autor começou. Algumas de suas obras são:

  • Star a fulfilling business | Comece um negócio gratificante;
  • You can make as much money as you want, doing what you love | Você pode ganhar quanto dinheiro quiser fazendo o que ama;
  • Turn your employees into mini-CEOs | Transforme seus empregados em mini-chefes.

São materiais inovadores, mas nada como o que viria a seguir!

Também em 2008, Aaron Ross escreveu e lançou o livro Receita Previsível.

A proposta era mostrar como os empreendimentos poderiam construir uma abordagem de outbound marketing de sucesso. Com sua experiência na construção de uma máquina de vendas de 100 milhões de dólares, o livro traz ensinamentos poderosos.

Se tornando um dos maiores especialistas em vendas previsíveis, seu domínio revolucionou o mercado para quem atua em outbound!

Quais são as diferenças entre o modelo tradicional de vendas e o proposto pelo autor?

Imagem retirada do blog Harder Better Faster Stronger

No livro, o autor trata da importância de não depender do acaso. O processo de conversão deve ser bem-planejado e estruturado para ganhar contornos fáceis de acompanhar e repetir ao longo do tempo.

A mudança na perspectiva de atuação só é possível porque o autor propõe uma nova estrutura para realizar as vendas. Entre as transformações, estão:

Mensuração na proposta

O modelo tradicional e que foi o mais utilizado por muito tempo sempre teve o foco nas ações que, nem sempre, geravam resultados palpáveis.

Gerentes comerciais procuravam controlar o que era feito por cada agente. Isso acontecia porque todos os passos tinham que ser executados à risca para que tudo saísse como o esperado.

Então, era comum usar métricas como o número de ligações diárias ou a quantidade de tempo gasta em cada ação. Muitos negócios, inclusive, ainda usam esse modelo controlador, mas ele tem se mostrado menos eficiente.

A proposta do livro nos apresenta algo diferente para as abordagens. Agora, a mensuração é feita pelos resultados obtidos, já que são eles que importam de verdade.

Dessa forma, o time comercial não é verificado pelo número de ligações feitas ou de e-mails enviados. Em vez disso, avaliamos o número de leads qualificados gerados, a quantidade de oportunidades prospectadas e o volume de conversões.

Técnicas

No modelo antigo, também existia uma predileção por técnicas que levavam à manipulação de vendas e de resultados. Os agentes comerciais assumiam uma atuação voltada somente para a conversão.

Durante algum tempo, isso significou fazer promessas que não eram cumpridas e até tentar enganar o consumidor. Quando isso parou de funcionar, a estratégia passou a explorar fraquezas dos clientes, como inseguranças ou dúvidas.

Segundo Aaron Ross, o melhor modelo inclui técnicas que são autênticas e que visam à integridade do relacionamento. Graças à atuação consistente e diferenciada, há uma conversão baseada nos valores corretos.

Objetivo final

Em um modelo mais tradicional o principal interesse era conseguir uma venda a qualquer preço. O importante era conseguir o sim do cliente mesmo que estive totalmente qualificado.

Para conquistar a resposta positiva, inclusive, muitas vezes os vendedores recorriam a clientes que talvez não estivessem alinhados com a empresa, mas que se mostrassem dispostos a consumir.

Já o novo modelo busca o relacionamento em médio e longo prazo por meio da fidelização. Não basta atrair e converter as pessoas, é preciso mantê-las dentro da base de clientes.

Devido a esse novo interesse, a forma de agir também muda. Há a expectativa de convencer os indivíduos certos, bem como de oferecer um excelente serviço de atendimento para aprimorar a experiência o cliente na jornada de compra.

Quais são as grandes lições que Aaron Ross pode ensinar?

A relevância de ter leads qualificados

Quando há o interesse em ampliar a eficiência da equipe comercial e torná-la ainda melhor, é essencial pensar na geração de oportunidades.

Aumentar o time não é o caminho para elevar as vendas de maneira sustentável e escalável. Por isso, Aaron Ross ensina a importância de ter leads qualificados identificando o público alvo.

Imagina quanto tempo várias empresas perdem por não investirem nas oportunidades de venda corretas?

Essas oportunidades iniciais podem ser conquistadas de 3 formas das quais o autor as chama de fontes sementes. Elas são:

  • Indicações de outros clientes | Sementes;
  • Inbound | Redes;
  • Outbound | Lanças.

Vale ressaltar que cada uma delas se integram e é super possível usadas para se complementarem!

Reforce o seu processo para gerar novas oportunidades que tenham a ver com o negócio e aumente suas taxas de conversão!

Veja essa aula em nosso canal do YouTube com um conteúdo completíssimo sobre qualificação de leads para enriquecer seu conhecimento sobre o tema!

Identificar um nicho de atuação

Se a intenção é gerar leads qualificados, como o seu negócio terá sucesso na tarefa ao tentar vender para todos? É preciso conhecer o seu cliente em potencial.

É fundamental contar com um nicho de atuação para fazer a aplicação correta de todas as etapas do funil de vendas.

Ao identificar qual é o ramo específico de atividade, é mais fácil qualificar os leads e encontrar as melhores oportunidades.

A nova estruturação do processo de vendas

Antes, a etapa de prospecção ficava nas mãos de cada vendedor. Mas se a tarefa está fora do controle da empresa, como a receita será previsível?

É por isso que uma das grandes lições é a importância de realizar uma nova estrutura do processo de vendas.

É preciso investir em um setor comercial voltando somente para a prospecção. A implementação de um time de SDRs é indispensável para essa análise e qualificação de possíveis clientes!

Inclusive, um dos meios de prospecção que muitos times ainda utilizam são as ligações. Utilize nosso material gratuito para organizar os dados da sua equipe e analisar se é uma forma de contato válida para o seu negócio!

Planilha: Análise de ligação
Avalie de perto os pontos positivos e negativos das ligações do seu time de vendas!

A exigência da paciência na etapa de vendas

No mercado atual, as pessoas não querem apenas comprar. Elas desejam conhecer o negócio, querem se conectar com a solução e, então, fazer a compra. Isso entra em conflito com a ideia de fechar vendas com rapidez e a qualquer custo.

Por essas razões é indispensável ter paciência.

Deve-se criar uma estrutura de aprofundamento no negócio, como a partir de um blog ou uma demonstração. Somente com a transferência entre os níveis é que a conversão e a satisfação acontecem de maneira mais eficaz.

O papel da iniciativa dos colaboradores

Dentro da nova estruturação comercial, o time precisa se comunicar com intensidade e saber identificar qual é o momento exato de passar o cliente para outra fase.

Para unir marketing e vendas, por exemplo, é necessário definir metas de geração de leads e entrega de informações. Contudo, o controle sistemático não é a melhor saída.

Para garantir a autonomia das equipes, os colaboradores devem ser inspirados a ter iniciativa. Com as ferramentas e os conhecimentos certos, eles têm que ser livres para trazer novos caminhos e abordagens sobre as conversões.

Ao conhecer e aplicar as lições, seu negócio venderá mais e melhor. Portanto, não deixe de pensar em como mudar o panorama para obter melhores efeitos.

Quando estamos implementando algo novo, é comum ocorrer perda de oportunidades e possíveis erros, como mencionado por Aaron Ross na frase abaixo:

Um processo ruim é melhor que nenhum processo, porque você pode melhorar algo que existe, mas não o que não existe.

Conclusão

Algumas dicas e aprendizados que o autor nos ensina no livro podem ser implementadas no seu processo comercial em pouco tempo!

Com elas, aprendemos a importância de criar uma equipe de vendas bem estruturada e com funções específicas. A captação no marketing até a qualificação com SDRs são fases que todo processo de vendas deve ter para as chances de fechamento com os vendedores finais seja de sucesso!

Esteja aberto a testes. Se estiver com receio de errar, faça assim mesmo!

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