Inspirar pessoas não significa ser um animador de torcidas. É entender o que ajuda a sua equipe e seus indivíduos a encontrarem suas próprias razões para se superarem e atingirem todo seu potencial.

Separamos abaixo 3 maneiras de inspirar sua equipe de vendas:


1.Seja um exemplo de líder

Se você chega todo dia atrasado e sem vontade para fazer nada produtivo, como esperar o contrário da sua equipe?

Comece por você mesmo, tenha motivação e também coerência entre aquilo que diz e faz, para que consiga realmente inspirar os seus liderados. Esteja sempre atento aos seus comportamentos e discursos e lembre-se que, como gestor, você está sempre sendo avaliado.

A principal característica de uma gestão é o líder saber utilizar a inteligência emocional, e lidar com vários tipos de pessoas sempre com respeito e empatia.

Não seja o líder que quer ser o amigão de todo mundo e nem aquele que atrapalha o trabalho da equipe para conversar sobre coisas pessoais.Um líder até pode ter essas conversas informais, porém no momento e no lugar certo.

Para ser um líder inspirador você deve saber ouvir sugestões, filtrar comentários, usar a inteligência emocional da maneira correta e sempre motivar sua equipe, principalmente nos momentos de dificuldades, no final do mês, na hora de bater as metas, por exemplo.

Um bom líder também tem que saber ser humilde para aprender com a sua equipe, pedir conselhos, perguntar, escutar e deixar o seu pessoal a vontade no ambiente de trabalho.

2. Envolva a sua equipe

Um elemento importante para manter o impulso de desempenho é sempre reforçar a responsabilidade. Ao atribuir responsabilidades, a sua equipe passa a confiar em sua autoridade e ter mais liberdade para conversar com você.

Não sabe como começar a envolver a sua equipe?

Comece perguntando para a sua equipe de vendas como eles gostariam de ver suas opiniões incluídas no negócio. O que mudariam? O que fariam se fosse gestores?

Da mesma forma que é importante ouvir os insights dos clientes nas fases iniciais do desenvolvimento de uma empresa, você pode evitar uma série de problemas e frustrações e ter um produto de vendas bem melhor se incluir as ideias dos seus vendedores.

Você não tem que obrigá-los a dar ideias ou feedbacks, apenas solicite voluntários. Nem sempre as pessoas estão dispostas a participar, mas a maioria gosta de contribuir.

Com certeza haverá um número razoável de pessoas que estarão dispostas a ajudar de forma ativa, seja apresentando ideias ou conduzindo o processo.

Envolva seus vendedores na definição das metas e mostre a realidade da empresa.

Aproveite as reuniões de vendas e apresente a eles números reais do momento atual da empresa. Esse sentimento de participação e envolvimento é muito importante para a motivação de um vendedor.

Mas lembre-se de acordar uma meta clara, bem definida e dentro da realidade.

Se for estabelecido uma meta que não é viável, o resultado será o contrário: desmotivação total. Pode apostar!

Observe e avalie os pontos fortes e talentos de cada funcionário e crie um plano de desenvolvimento profissional para cada um deles.

Comece já na entrevista de um novo colaborador, pergunte qual cargo ele se imagina daqui há 1 ano, por exemplo. Depois disso, mapeie as habilidades desse funcionário e coloque-as em desenvolvimento. Atribua a ele atividades que ele realmente gosta de fazer e acompanhe a sua evolução.

Quando alguém começa a fazer aquilo que sabe de melhor, a satisfação no trabalho certamente aumenta. Fazer o que gosta dá aquela sensação de dever cumprido na vida profissional e pessoal, por isso as chances do funcionário se automotivar são maiores.

“O único jeito de fazer um ótimo trabalho é amando o que se faz.” – Steve Jobs

Uma ótima maneira de influenciar a automotivação é proporcionar treinamentos de vendas ou treinamentos motivacionais para que possam aprimorar suas habilidades e trabalhar com energia e satisfação. Os funcionários estão cansados de ouvir o que fazer, eles querem realmente aprender atividades relevantes para a sua vida profissional.

Por isso além de líder, seja um excelente professor, as pessoas são inspiradas quando à elas forem fornecidas oportunidades de aprendizagem.

3. De Importância ao reconhecimento

Lembra de como você se sentiu a primeira vez que seu trabalho foi elogiado por seu superior?

Com certeza o elogio é uma das melhores formas de inspirar sua equipe. Reconhecer aquilo que o outro faz com excelência causa diversos resultados positivos, como a motivação e o engajamento.

“Sempre trate seus funcionários exatamente como você deseja que eles tratam seus melhores clientes.” – Stephen Covey

Estudos mostram que as pessoas são muito mais motivadas pelo feedback positivo. E isso é muito real, principalmente no ambiente profissional. Depois de um elogio no trabalho as pessoas se sentem mais motivadas para conseguir enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, elas se sentem muito mais capazes, começam a acreditar mais em si mesmas e isso provoca um sentimento de que: - Eu consigo e posso muito mais!

Mas quando os erros acontecerem, e isso vai acontecer, não dê um feedback duro e agressivo, pois isso só irá resultar em um bloqueio da motivação e do crescimento daquele profissional.

Em vez disso, seja sutil com críticas construtivas, com a intenção de ajudar seu colaborador a melhorar o desempenho no trabalho. Afirme a sua confiança na capacidade da pessoa corrigir a situação, para que ela saiba que é valorizada.

Além do elogio, outra ferramenta muito útil para inspiração da sua equipe é o ato de saber ouvir e se colocar à disposição. Para que qualquer problema, sugestão, medos e desafios, seus colaboradores possam contar com você para conversar.

Você pode também aplicar uma pesquisa de satisfação interna, colocando algumas questões nas reuniões de vendas ou simplesmente usando o Google formulario por email.

Mas entenda que a melhor maneira de saber o que a sua equipe precisa, é ouvindo.

Ouvir é umas das ações mais importantes na inspiração da equipe, mostrando que você está ali para ajudar e não apenas para ordenar.

Só falar o que seus funcionários precisam fazer não é uma boa opção. O ideal é explicar o porquê das atividades a serem executadas, e melhor ajudar eles a chegarem lá.

Recompensas não precisam ser sempre em forma monetária. A remuneração faz parte, mas não tão importante quanto ela, são os outros elementos que compõem um bom trabalho, oportunidades de promoção e aprender coisas novas, alcançar metas pessoais e muitos outros fatores impactam na motivação.

Conclusão

Para inspirar sua equipe de vendas é preciso ser um bom exemplo, escolher as pessoas certas, envolver a sua equipe nas decisões, proporcionar um ambiente de trabalho favorável, além de elogiá-los e motivá-los diariamente.

Concluímos que inspirar pessoas não é tão fácil como pensamos, porém se você é um bom líder e gosta de lidar com pessoas, essa tarefa é moleza. Não é mesmo?

Conta pra gente o que você faz para inspirar a sua equipe.