Trabalho presencial e remoto: qual é melhor para a sua empresa?
Todos sabemos o quanto a pandemia da Covid 19 mudou o mundo e afetou diversas áreas de nossas vidas. Uma delas, claramente, foi o âmbito profissional.
As empresas precisaram se adaptar para continuar seu fluxo e a tecnologia foi a salvadora dessa evolução que foi intensificada por uma razão tão triste para a humanidade.
Hoje, vamos falar sobre como as modalidades de trabalho mudaram graças a tecnologia e destacar pontos cruciais para saber o que é melhor para a sua empresa.
Vamos nessa?
Os modelos de trabalho e a produtividade
Quando se trata de acordos de trabalho, é importante considerar as necessidades e preferências de ambos os funcionários e empregadores. Afinal, devemos seguir lutando pela evolução do mercado sem deixar a humanidade de lado e, ainda sim, ter o desenvolvimento de time bem elaborado.
Para algumas pessoas, seguir com o contato presencial e trabalhar em um escritório mais tradicional é uma vantagem para o desempenho de suas funções, enquanto outras preferem a flexibilidade do remoto. Visto que também temos o meio-termo, o híbrido pode ser uma forma de suprir a demanda de estilos e preferências diferentes.
Alguns estudos apontam que o trabalho remoto pode levar ao aumento da produtividade e isso se dá por várias razões. Vejamos algumas delas:
- Menos estresse e cansaço com trânsito;
- Presença mais constante no dia a dia com a família;
- Para alguns, principalmente, introvertidos e neuro atípicos, escritórios muito cheios podem ser uma distração.
Porém, há o outro lado das pessoas que se adaptam bem ao contato mais pessoal e isso é um incentivo para o aumento da colaboração e criatividade. No final, é necessário definir bem quais os conceitos inegociáveis da cultura corporativa para saber escolher bem os seus colaboradores para estarem conforme a forma de trabalhar da empresa.
A definição dessa cultura é necessária para que um ambiente de trabalho próspero, tanto em questões materiais quando psicológicas, seja construído um bom líder se empenha para desenvolver essa visão.
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A influência da Revolução Industrial no trabalho presencial
Como já falado acima, passamos atualmente por um empurrão da evolução por uma razão triste e que sempre será lembrada. E se tratando de momentos históricos, para entendermos a evolução do trabalho presencial também houve um marco na humanidade no século XVIII, a revolução industrial.
Antes desse período, a maioria dos trabalhos era realizada em pequenas oficinas, em casa ou em campos agrícolas. Com a industrialização, surgiram fábricas que demandavam a presença física dos trabalhadores para operar máquinas e participar de linhas de produção.
Vamos ver essa pequena linha cronológica:
I. Revolução Industrial
Sendo requisitada a presença física dos trabalhadores para manuseio das máquinas e realizar tarefas específicas. Essa época marcou bastante a transição da economia agrária, que era feita em zonas rurais, para a industrial, nas cidades.
II. Século XX e a consolidação dos escritórios
Com o crescimento das cidades e aumento de empresas, no século XX, os escritórios se tornaram o principal local de trabalho para a maioria das pessoas que viviam em zonas urbanas.
III. O início da era da informação
A tecnologia veio como um marco da democratização do acesso à informação. Dessa forma, com o surgimento dos computadores e da internet, as empresas passaram a incorporar mais meios tecnológicos em suas operações.
IV. Surgimento e evolução do trabalho remoto
Ganhando mais o mercado a partir da pandemia, o trabalho remoto tem suas raízes lá nas décadas de 1970 e 1980, e com a criação das mídias digitais nos anos 2000, essa modalidade se expandiu.
Em 1973, o termo “teletrabalho” começou a ser discutido, principalmente, nos Estados Unidos. O objetivo principal era fazer um experimento com a modalidade com a intenção de diminuir os custos de materiais para escritórios e deslocamento dos funcionários, e assim se estendeu até os anos 80.
Como definir o ideal para a sua empresa?
Essa escolha deve ser feita com muita prudência e análise de diversos fatores. Alguns deles são:
- A natureza do trabalho;
- Preferências dos funcionários;
- Objetivos da empresa.
Incluir os colaboradores nessa decisão pode ser algo bom a se fazer, pois, dessa forma, a empresa entende a necessidade e realidade de cada um.
Para decidir entre o modelo de trabalho remoto ou presencial, uma empresa deve observar três pontos:
Produtividade e desempenho das atividades
É importante analisar se as tarefas dos colaboradores podem ser realizadas de forma eficiente e com resultados positivos de forma remota ou presencial.
Empresas que prezam pela interação constante e necessitam disso para a realização das atividades podem ser mais adeptas ao presencial.
Por outro lado, atividades que podem ser realizadas individualmente ou que utilizam principalmente ferramentas digitais podem ser mais adaptadas ao trabalho remoto.
Estrutura para os colaboradores
Há empresas que investem em fazer comodatos de equipamentos em casos de trabalho remoto. Esses equipamentos podem ir de computadores até mesas ou cadeiras ergonômicas para garantir a qualidade e saúde dos colaboradores.
Por isso, verifique se sua empresa possui condições de fornecer esses recursos materiais e tecnológicos para o modelo remoto ou se prefere que esse investimento seja feito em um escritório.
Preferências dos colaboradores
Alguns podem preferir a flexibilidade do trabalho remoto por razões pessoais ou para equilibrar melhor a vida profissional e pessoal, enquanto outros podem sentir-se mais produtivos e motivados no ambiente do escritório.
Pesquisas internas e feedback dos colaboradores podem fornecer visões valiosas sobre suas preferências e necessidades.
Como estruturar a comunicação e o gerenciamento de equipe?
A comunicação e o gerenciamento do desenvolvimento da equipe é fundamental para o sucesso de qualquer organização, se a equipe está trabalhando cara a cara ou remotamente.
Estabelecer canais de comunicação claros, definir metas e expectativas, e dar feedback regular são todos os aspectos importantes para o sucesso dessa gestão. Também é importante promover um senso de trabalho em equipe e colaboração, mesmo que os membros da equipe estejam em lugares diferentes.
Por isso, os próprios gestores precisam se aprimorar para construírem uma liderança sólida. Os resultados disso refletem no desempenho em equipe e colaboram, também, para a melhora na qualidade do trabalho.
Algumas ferramentas são bem conhecidas e, dependendo da estrutura da empresa, é super possível concluir esse gerenciamento de forma sucinta e efetiva. Elas são:
- E-mail: uma das primeiras ferramentas a ser usada com a criação da internet, os sistemas de e-mail ainda são muito utilizados para comunicações mais formais e informações importantes;
- Zoom, Google Meet e Skype: muito conhecidos por serem os mais tradicionais para comunicação por vídeo, permitem o compartilhamento de tela e a gravação das chamadas;
- Discord: embora seja utilizado e mais conhecido devido ao universo dos jogos, essa ferramenta também pode ser usada para comunicação em equipe;
- Trello, Asana e Notion: criadas para suportarem estruturas desde mais simples até robustas, dão a possibilidade de gerenciamento de projetos e tarefas.
Lembramos que cada empresa possui suas peculiaridades e é preciso analisar se somente uma ferramenta suporta toda sua operação ou se é necessário criar integrações, por exemplo.
Comparativo dos modelos de trabalho na área de vendas B2B
Trazendo para o nosso cenário B2B, assim como em qualquer outro setor, é preciso analisar em qual das modalidades os objetivos da empresa podem ser atingidos.
Agora, vamos ver uma comparação enxuta com alguns pontos sobre como os modelos de trabalho podem afetar uma equipe de vendas e o que pode ser feito para atingir melhores resultados.
Remoto
Vantagens
Horário e localização flexíveis: possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e ajustar a agenda para atender clientes em fusos horários diferentes e ajustar o atendimento conforme a necessidade do prospect;
Redução de custos: economia com deslocamentos, materiais de escritórios e, assim, a empresa pode investir mais em tecnologia;
Uso de tecnologia: a possibilidade de utilizar ferramentas digitais, como um CRM, facilitam a comunicação e administração de leads e clientes.
Desvantagens
Desafios de comunicação: as tecnologias também possuem lados negativos, um deles é a possibilidade de ferramentas falharem e não serem tão eficazes quanto encontros presenciais;
Isolamento dos colaboradores e falta de interação: visando a construção de um relacionamento mais sólido entre a equipe e clientes, a falta de contato cara a cara pode dificultar os vínculos;
Cultura: a depender das questões comportamentais dos funcionários e o tamanho da empresa, pode ser um desafio manter a cultura organizacional.
Aliás, há diversas formas de entender as culturas empresariais e, de acordo com o sistema de cada uma, é necessário se aprofundar mais para melhor adaptação e gerenciamento das equipes. No ramo de Saas, o CRM é cada vez mais comum em diversos nichos! Aprenda agora sobre essa cultura! Baixe nosso material gratuito:
Presencial
Vantagens
Interação e construção de relacionamentos: reuniões presenciais ajudam a construir confiança, mas, principalmente, permitem que o vendedor aprenda e aplique mais sobre linguagem corporal e sinais não verbais em suas negociações;
Troca diária de experiências com a equipe: proporciona mais oportunidade de observar outros vendedores que também estão em contato com clientes e isso pode gerar muitos aprendizados;
Maior controle e supervisão: para alguns gestores, o contato face a face é importante para fazer análises sobre o desempenho dos vendedores e isso possibilita uma melhora nas orientações.
Desvantagens
Custos com infraestrutura: manter um espaço físico é algo que custa muito, a depender do porte da empresa esse pode ser um dos maiores impeditivos de adaptarem suas operações para o presencial;
Tempo de deslocamento: sabemos que a realidade de grande parte da nossa sociedade, principalmente, nas cidades grandes é um desafio com o transporte e segurança pública. A depender das condições de certos colaboradores, o presencial pode tornar sua rotina muito pesada;
Dificuldade de socialização: nem todas as empresas se ajustaram ao contato humano depois da pandemia. É comprovado um alto índice de ansiedade devido à interação com outros colegas de trabalho;
Conclusão
Com essas informações, vemos que essa decisão não deve ser feita de forma isolada. Há vários fatores, tais como: porte da empresa, qual o mercado, a realidade pessoal dos colaboradores, objetivos da empresa, investidores, etc.
No fim, acreditamos que é possível encontrar um equilíbrio entre atingir resultados e proporcionar um ambiente saudável de trabalho para transformar todos os envolvidos, independente do ramo, em uma equipe de alta performance.
E você, gestor, sua equipe de vendas tem as ferramentas corretas para atingir esse nível? Nós queremos colaborar com a sua empresa e com o mercado de trabalho!
Seja de forma presencial ou remota, um CRM, como citamos antes, é um grande transformador na rotina de qualquer vendedor. Que tal fazer um teste em nossa plataforma? Te esperamos!