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CRM x ERP: Quais são as principais diferenças?

Muitas pessoas ficam confusas na hora de diferenciar as funções do ERP e do CRM! Pensando nisso, fizemos um descritivo básico dos dois e de suas principais diferenças.

Enterprise Resource Planning (ERP)

O ERP (ou Sistema de Gestão Empresarial) é um sistema amplo que integra as informações entre as diversas partes de uma empresa.

Sua principal finalidade é a integração e automação dos processos de gestão da empresa, promovendo a diminuição do tempo e dos recursos gastos com os processos internos.

Esse tipo de software é a base para gerenciamento de uma grande empresa.

Uma empresa de grande porte precisa gerenciar:

  • Contas a pagar e a receber,
  • Vendas e pedidos,
  • Folha de pagamento de funcionários,
  • Controle estoque,
  • Emissão de nota fiscal,
  • Dentre outras atividades em módulos complementares como: suporte e CRM

E o ERP integra isso tudo em um único sistema!

Podemos dizer que este software tem a missão de unir os vários departamentos de uma instituição, permitir que eles falem a mesma língua em um fluxo de informações único e contínuo.

Desvantagens de um ERP:

  • Investimento alto
  • Tempo de implementação longo
  • Complexo
  • Falta de flexibilidade
  • Necessidade de reorganização da empresa para que o sistema tenha êxito

Além disso, um bom ERP deve possuir uma API de integração robusta e completa para se conectar às funcionalidades que ele não aborda.


Customer Relationship Management (CRM)

O CRM (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), por sua vez, é a união entre uma estratégia de negócio e um sistema (software).

Essa estratégia deve ser voltada para conhecer bem o seu cliente, atender as suas necessidades e gerar valor a ele, ou seja, coloca o cliente no centro do desenho dos processos.

Junto a isso temos o sistema CRM que atua na gestão automatizada de todo processo de venda, realizando:

  • Cadastro completo de leads e clientes;
  • Definição e melhoria contínua das etapas do funil de vendas (pipeline);
  • Gestão de oportunidades, compromissos e tarefas;
  • Definição e monitoramento de metas, estatísticas e KPIs de venda ;
  • Montagem e extração de relatórios personalizados.

O CRM integra tudo isso alinhado a uma cultura de relacionamento com o cliente.

O principal objetivo do CRM é promover uma melhor performance da equipe comercial, tanto em agilidade quanto em número de vendas.

Para isso, nutrir gerentes e diretores com informações é vital pois a tomada de decisão é baseada na realidade.

Também pode ser usado para acompanhar os atuais clientes, registrando todas as interações, realizando ações proativas para aumetar a satisfação e reduzir o churn rate.

Comparativo CRM vs ERP

Uma grande vantagem do CRM em relação ao ERP é a otimização dos resultados comerciais para as empresas que buscam alavancar seu fluxo de negócios.

O módulo CRM do ERP geralmente tem o papel de apenas contabilizar as operações, entretanto não possui ferramentas suficientes para promover a otimização do processo de venda.

Soluções completas de CRM, diferente do módulo CRM de um ERP, possuem um foco específico na venda, resultando no aprimoramento constante da performance comercial.

Essa combinação é o que pode alavancar os seus resultados em produtividade, satisfação dos clientes, volume e qualidade nas vendas.

Esperamos ter ajudado você na busca pela solução certa para o seu negócio!