Lead Generation: O que é e quais são as melhores técnicas?

A geração de leads é essencial para o crescimento e o sucesso de qualquer negócio. Ao implementar as técnicas discutidas neste artigo, você estará no caminho certo para atrair clientes qualificados e aumentar as suas vendas.

O Que é Lead Generation?

O Lead Generation, também conhecido como geração de leads, é o processo de identificação e atração de potenciais clientes para um negócio. Ele envolve a captura de informações sobre indivíduos ou empresas que mostraram interesse em seus produtos ou serviços. O objetivo da geração de leads é nutrir esses leads e, finalmente, transformá-los em clientes pagantes.

Como Gerar mais Leads?

Existem duas formas de como fazer lead generation: usando a técnica Inbound e a Outbound.

Quando se trata de técnica Outbound estamos agindo proativamente “interrompendo” uma pessoa em meio de uma atividade que ela está fazendo no momento.

Já na técnica Inbound, a pessoa procura por mais informações de forma espontânea.

As Melhores Técnicas de Lead Generation

As melhores estratégias de geração de leads externas (Outbound) envolvem alcançar potenciais clientes proativamente. Ou seja, é a chegada na pessoa sem que ela tenha te procurado ainda. Isso inclui estratégias como e-mails frios, chamadas frias e outras formas de marketing direto. Com técnicas Outbound você consegue resultados imediatos, geração de leads mais rápido e oportunidade de nutrir relacionamentos com perspectivas de alto valor.

A geração de leads pelo conteúdo relevante, por outro lado, atrai clientes que estão buscando informações ou soluções para os problemas do cotidiano. Ao oferecer conteúdo útil e informativo, as empresas podem atrair leads qualificados que são mais propensos a converter em clientes.

Geração de Leads Outbound

As melhores estratégias de geração de leads externos (outbound) é uma abordagem proativa para identificar e envolver clientes potenciais. Ou seja, é a chegada na pessoa sem que ela tenha te procurado ainda.

Nesse processo é essencial apresentar um conteúdo de valor que faça diferença na vida da pessoa.

Imagine a situação: Você está fazendo almoço e sua mãe chega falando que não colocou sal no arroz, nesse momento, ela te interrompeu. Só que imagina se ela não tivesse se envolvido.

É o que acontece no caso desse tipo de geração de leads, há uma procura para solucionar um problema que a pessoa ainda não tem conhecimento.

As melhores estratégias são:

  • Personalização;
  • Utilização de vários canais de comunicação;
  • Fornecer valor através do conteúdo;
  • Fortalecer propostas de valor.

Cold Mails e Cold Calls

Também chamados de e-mails e ligações frias são ações de entrar em contato com pessoas que procuraram ou não conhecem a empresa.

Quem realiza o envio de e-mails e ligações frias precisa saber que é necessário oferecer algo que vá transformar a prática profissional do outro lado.

Ou seja, do outro lado da linha ou do e-mail possui uma pessoa que tem dores específicas e precisa saná-las. Através desse primeiro contato, é fundamental já oferecer alguma transformação por meio de um material ou informação.

No nosso canal no YouTube temos um conteúdo exclusivo sobre Cold Mails!

Personalização

Personalizar a geração de leads externos pode melhorar muito a eficácia das campanhas de geração de leads. Ao chamar os possíveis clientes pelo nome e falando de detalhes específicos sobre seus negócios, você pode criar uma conexão mais forte e aumentar as chances de conversão.

Foco na Proposição de Valor

Comunique claramente a proposta de valor de seus produtos ou serviços em sua mensagem de saída. Destaque os benefícios e pontos de venda exclusivos que diferenciam sua marca dos concorrentes. Uma proposição de valor forte é essencial para capturar o interesse de perspectivas e conversões de condução.

Geração de Leads Inbound

O marketing de conteúdo é uma poderosa estratégia de geração de leads que envolve criar e compartilhar informações. Elas têm o objetivo de atrair e engajar seu público-alvo.

Ao produzir conteúdo de alta qualidade que aborda os pontos de dor e as necessidades de seus potenciais clientes nos seus canais de prospecção, você pode transmitir autoridade. Isso inclui capturar leads por meio de materiais de valor.

A criação de conteúdo educacional é uma das melhores formas de atrais clientes e gerar leads qualificados!

As melhores técnicas educacionais são: blogs, vídeos, e-books, webinars que abordem os desafios e preciso do seu público-alvo. Todos esses conteúdos também fazem parte do ajuste de nível de consciência do lead e um caminho na jornada de compra, veja mais:

  • Blogs: Publicar textos de blog que abordam problemas ou perguntas comuns pode ajudar a direcionar tráfego orgânico para seu site e captar leads.
  • Vídeos: Criar vídeos que demonstram produtos ou serviços, mostrar depoimentos de clientes ou educar pode entreter e converter leads de forma mais eficaz.
  • E-books: oferecer e-books ou materiais para download que aprofundam em tópicos específicos, pode incentivar mais pessoas a compartilharem informações de contato.
  • Webinars: Mostrar sua experiência mediante apresentações ao vivo pode atrair leads que estão ansiosos para aprender e se envolver com sua marca.

Ao criar um conteúdo educacional como parte de sua estratégia de geração de leads inbound, você pode chamar a atenção de potenciais clientes e aumentar as chances de sucesso na validação do que é feito pela equipe de marketing.

Com isso basta nutri-los através do funil de vendas de forma mais eficaz.

Páginas dedicadas para captar leads

Ter landing pages otimizadas e feitas especialmente para capturar leads pode aumentar a geração de leads. Uma landing page bem elaborada deve ter uma boa frase de efeito, com uma chamada para ação forte e um layout amigável. Isso incentiva os visitantes a fornecer suas informações de contato em troca de conteúdo ou ofertas valiosas.

Ao criar essas páginas para diferentes campanhas de marketing ou promoções, você pode adaptar a mensagem e o design. Assim, você aumenta a probabilidade de captar leads.

Inclusive, uma das formas mais comuns de capturar leads é por formulários. Seja de forma direta, é uma landing page ou na aquisição de acesso a algum material gratuito.

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Colaborações e parcerias

Gerar leads por meio de parcerias estratégicas e esforços de co marketing é uma excelente estratégia para ter leads altamente qualificados. Ao aliar com parceiros que compartilham do mesmo público-alvo e objetivos de negócios, você pode seu alcançar mais pessoas. Além disso, possibilita aumentar o engajamento das mídias sociais e gera leads via campanhas conjuntas, conteúdo co-marcado ou ofertas exclusivas.

Para entender na prática como funciona uma oferta de parceria em uma empresa B2B, veja só o nosso foco aqui na empresa!

Saber qual o seu objetivo em parceria é muito importante, pois os parceiros falam muito sobre como será a qualidade e a captação de leads.

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Engajamento nas redes sociais

As redes sociais são oportunidades valiosas para entreter, educar e qualificar o seu público-alvo para gerar leads. Quando você tem uma forte presença em plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram, você pode compartilhar conteúdo, interagir com seguidores e direcionar tráfego para seu site ou landing pages.

Anúncios direcionados ou promover postagens, pode fazer com que o seu alcance aumente e atraia pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Com isso, você pode construir uma comunidade de seguidores fieis que são mais propensos a se converter em leads e clientes.

Feedback e comentários do cliente

O feedback e as opiniões dos clientes são fontes valiosas de leads e provas sociais para o seu negócio. Isso pode ser feito para incentivar os clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas: seja em depoimentos no site, redes sociais ou ainda diretamente na sua plataforma. Isso constrói credibilidade e confiança de pessoas que ainda não conhecem seu negócio.

Use o feedback do cliente para melhorar produtos ou serviços e mostre as experiências positivas de seus clientes para atrair novos leads.

Conexão de geração de leads com o mercado de vendas

É interessante partirmos do ponto onde todo o processo de vendas se inicia desde a captação de leads os tornando qualificados, os famosos MQLs. Ou seja, aplicar estratégias de leads generation devem fazer parte de qualquer negócio.

A conexão entre geração de leads e o mercado de vendas é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Esse caminho faz parte do passo a passo no processo de atrair potenciais clientes interessados nos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa.

O mercado de vendas é onde esses leads são convertidos em clientes que validam produtos e serviços. Para a roda de consumo seguir rodando e garantir não só qualidade do que é feito internamente na criação desses produtos, mas, também, no que alimentamos no que é posto no mercado, é necessário entender todas as etapas do processo de compra para ser completo e satisfatório.

Dessa forma, temos a linha de raciocínio que o lead segue. Ele passa por:

Geração de leads qualificados | Decisão de compra | Pré-vendas | Conclusão da venda | Pós-venda

Entenda melhor no vídeo abaixo como técnicas de qualificação podem ser usadas para aumentar sua taxa de conversão e garantir o sucesso do seu time comercial com o resultado da captação clientes feita pelo marketing!

Conclusão

A geração de leads é a consequência de uma estratégia de marketing bem sucedida. Ao implementar as estratégias discutidas neste artigo, você pode:

  • Atrair leads qualificados;
  • Inserir dentro do funil de vendas;
  • Nutri-los mediante esforços de re-marketing;
  • Convertê-los em clientes fieis.

Você pode monitorar seus resultados com o NectarCRM. Conosco você consegue ter métricas para entender quais os pontos de crescimento, melhorias e sucesso na sua empresa.

Poder usar dados tão certeiros na sua empresa é algo tão valioso quando um plano de ação para adquirir leads.

Lembre-se: por mais que haja termos que separam as fases, tudo é sobre vendas.

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