Sendo um dos principais atributos que separam um vendedor mediano de um vendedor de alta performance, a proatividade relacionada à realização de follow ups é de extrema importância para um processo de vendas diferenciado.

Mas então, como realizar um bom follow up na prática?

Hoje eu vou te listar 4 dicas que vão te ajudar a arrancar na frente nos follow ups e se diferenciar da maioria, contribuindo com um processo de vendas cada vez mais aprimorado.

Aproveita essa deixa e se liga nesse material exclusivo envolvendo follow ups que vai te ajudar muito a aprimorar sua técnica!
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Nesse artigo, você vai ver:

  • O que é follow up?
  • O que um follow up bem feito representa?
  • 3 dicas valiosas para aprimorar seu follow up de vez;

O que é follow up?

Indo muito além da última etapa do funil de vendas, o follow up nada mais é do que o acompanhamento do lead, prospect, da pessoa que tem interesse no que está por você sendo oferecido desde os primeiros contatos até o fechamento da compra.

Além disso, vale lembrar aqui que um processo de vendas de qualidade tem em sua composição follow ups em todas as etapas do funil.

Sendo assim, podemos afirmar que esse contato constante durante todo o processo é um dos pontos mais importantes na constituição de um profissional de vendas Top Performer.

O que um follow up bem feito representa?

Um bom follow up, ou seja, um acompanhamento de qualidade durante todo o processo de venda é um dos pilares do conceito de vendas consultivas.

Ou seja, esse acompanhamento é representado pelo profissional de vendas sendo um guia para o possível cliente a todo momento, o assistindo e garantindo que a experiência de compra seja a melhor possível e que o produto ou serviço oferecido faça total sentido para ele, garantindo que ele terá um retorno positivo de modo palpável.

Portanto, um bom follow up garante o valor da negociação para o possível cliente e, consequentemente, uma relação futura duradoura e significativa.

3 dicas valiosas para aprimorar seu follow up de vez!

Dica 1: Separe tudo que é cobrança dentro do seu follow up

É comum que você como vendedor entre em uma negociação tendo como objetivo nada mais nada menos que uma resposta positiva da pessoa com quem você está falando.

Entretanto, as pessoas com quem você conversa têm um tempo diferente do seu e, às vezes, acabam demorando mais para tomar decisões ou até mesmo fazer um compromisso.

Nesses casos, o “X” da questão está inteiramente em evitar cobrar o seu possível cliente. Isso, pois:

Todo bom follow up de vendas se afasta do teor de cobrança e se aproxima da tentativa de entregar valor para o outro lado da linha.

Ou seja, o caminho certo para se seguir é entregar valor do seu produto ou serviço, relembrando o possível cliente que além dele precisar do que você está oferecendo para solucionar seu problema o quanto antes, ele também fez um compromisso com você.

Quer saber mais sobre a importância de gerar valor durante uma negociação? Leia em: 'De olho nas objeções: qual o caminho certo para contorná-las?'

Dica 2: Fale com mais pessoas.

Dica batida mas ainda assim, fundamental.

Se eu tenho mais pessoas interessadas no meu serviço, eu aumento minha velocidade com o tempo e, consequentemente, mais pessoas se envolvem.

O profissional comercial tem de, antes de tudo, estar em constante contato com várias pessoas, além de sempre procurar por novas também e tudo isso, para que possa aglomerar cada vez mais pessoas na cadeira da tomada de decisão.

Às vezes, um bom follow up depende da técnica de aglomerar mais pessoas na cadeira de decisão, pois quanto maior o volume de pessoas atraídas para dentro do seu funil de vendas, maior o número de oportunidades de negócios.

Dica 3: Diferencie tentativa e follow up.

Parece óbvio, mas muito profissional de vendas por aí ainda comete esse erro grave.

Se você não conseguiu efetivar o contato com a pessoa desejada, então isso não é follow up. Cabeça erguida e nada de desistir! Faça questão de continuar tentando e buscando o contato com ela para que o follow up possa realmente acontecer.

Isso é importante para que você crie o costume de realizar mesmo essa conversa, garantindo, assim que o lead, MQL ou prospect se sinta assistido a todo momento, assim como deve ocorrer em um processo de vendas consultivas.

Dica bônus!

Não se esqueça da sua melhor amiga em toda e qualquer ocasião envolvendo follow ups no mundo das vendas: a sinceridade.

A sinceridade ser fundamental para um bom relacionamento não é novidade para ninguém, muito menos quando falamos de follow up.

Você exercendo dessa arma poderosa garante o alinhamento de ideias e expectativas de ambas partes na negociação e contribui com que a pessoa do outro lado esteja mais aberta ao que você tem para dizer e inclinada a responder com honestidade a todo momento, também.

Então, qual o segredo por trás de um follow up de sucesso?

Depois de tudo apresentado e discutido, podemos fazer algumas afirmações sobre o que faz de um follow up, um de sucesso.

A primeira delas é que nada é mais importante para esse constante contato com um possível cliente que a geração de valor do seu produto ou serviço, afastando, assim, seu discurso do tom de cobrança e garantindo que ele entenda a necessidade do que está sendo oferecido.

Assim também, podemos dizer que manter a busca e contato com várias pessoas, mantendo a cadeira de decisão cheia e aumentando o número de possibilidades de negócio, e a persistência e constância desse contato vindas de você, são essenciais para os follow ups.

Ah, e não se esqueça da sinceridade! Ela vai ser sua arma mais forte durante todo o processo em questão, além de vários outros mais dentro do universo de vendas.

Curtiu o conteúdo? Quer adicionar algum comentário? Do que é feito um bom follow up, na sua opinião? A gente quer te ouvir! =)