Conversas que convertem: como usar o conversacional para impulsionar vendas

Em um mercado cada vez mais competitivo, criar conexões significativas e oferecer uma experiência personalizada aos clientes tornou-se essencial para os negócios. Nesse contexto, o conversacional tem se destacado como uma estratégia para impulsionar vendas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Epsilon, aproximadamente 80% dos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas que oferecem experiências personalizadas.

Neste conteúdo, você entenderá o conceito de conversacional e como ele pode ser aplicado para impulsionar as vendas do seu negócio. Continue a leitura e confira.

O que é conversacional?

Antes de tudo, vamos entender o conceito de conversacional.

Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo estabelecer relacionamentos sólidos entre empresas e clientes, com base nas preferências individuais de cada consumidor, através de conversas personalizadas. Utilizando chatbots e outras tecnologias, é possível compreender as necessidades dos clientes e oferecer respostas rápidas e precisas. O conversacional está se tornando uma tendência entre empresas que desejam proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes.

Dentro desse contexto, o Conversational Marketing tem o objetivo de promover uma comunicação estratégica com clientes e potenciais clientes de maneira escalável. Isso inclui o engajamento em tempo real em todos os canais de comunicação, interações personalizadas com base nas informações coletadas e geração de valor durante as conversas para impulsionar oportunidades de negócio. Além da escolha do canal de comunicação mais efetivo de acordo com a estratégia da empresa e o acompanhamento do relacionamento com o cliente desde o início até a compra, oportunizando um marketing mais direcionado.

Já o Conversational Sales tem a função de ajudar a aumentar a taxa de conversão e agilizar o processo de vendas. Isso é feito através do gerenciamento e controle dos contatos, que possibilita abordagens personalizadas, maior controle sobre o processo de vendas e automação de tarefas repetitivas. Essa estratégia otimiza as ofertas enviadas e a experiência do cliente, impulsionando as vendas.

Por fim, o Conversational Service busca empoderar o cliente na comunicação com a empresa, oferecendo a ele um suporte rápido e personalizado para a resolução de problemas. Isso resulta em uma experiência ágil e escalável, além de facilitar a coleta de informações estratégicas sobre o comportamento do cliente para otimizar os processos de resolução de problemas e atender às demandas de forma mais eficiente.

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Diferença entre a abordagem conversacional e abordagem tradicional de vendas

A abordagem conversacional está alinhada com a crescente demanda dos consumidores por experiências personalizadas e rápidas. Além de ser mais centrada no cliente, na qual a venda é o resultado natural de um diálogo e relacionamento bem estabelecidos.

Na abordagem tradicional de vendas o vendedor desempenha um papel central na interação com o cliente, assumindo a maior parte do controle da conversa. A comunicação é frequentemente unilateral, onde o vendedor tenta convencer o cliente a comprar o produto ou serviço oferecido. Na abordagem conversacional, o vendedor atua como um consultor ou parceiro, oferecendo soluções com base nas necessidades e interesses do cliente.

O foco da abordagem conversacional é na conversa e na construção de relacionamentos mais significativos e duradouros durante toda a jornada do cliente. Em vez de simplesmente vender, o objetivo é criar um ambiente de diálogo, onde as necessidades e preferências do cliente são entendidas e valorizadas, o que aumenta as chances de vendas e fidelização.

Como usar o conversacional para impulsionar vendas

O conversacional é, sem dúvidas, uma estratégia eficiente para aumentar o faturamento de uma empresa. Confira abaixo maneiras de aproveitar essa tendência para melhorar os resultados de vendas:

Conheça o seu público-alvo

Antes de pôr em prática qualquer estratégia, é fundamental conhecer e entender o seu público-alvo. Para isso, faça pesquisas e análises para identificar as necessidades, preferências e comportamentos dos seus clientes. Isso permitirá que você adapte as suas abordagens e mensagens de vendas de acordo com essas características específicas.

Personalize a comunicação

Uma das principais características do conversacional é o atendimento personalizado, baseado nas preferências dos clientes. Por isso, ao invés de enviar respostas padronizadas, busque compreender as demandas do público e ofereça soluções que sejam relevantes para eles. Isso pode ser alcançado por meio de perguntas direcionadas durante a interação.

Utilize chatbots e automatize o atendimento

Os chatbots são grandes aliados para impulsionar as vendas. Bots bem configurados podem enviar respostas rápidas e precisas, além de coletar dados importantes sobre os clientes durante as conversas. Com fluxos de automação, é possível automatizar tarefas repetitivas, como responder a perguntas frequentes, para liberar tempo e recursos para a equipe de vendas se concentrar em interações mais estratégicas.

Ofereça suporte 24/7 - 24h por dia, 7 dias por semana

Ter um atendimento 24/7 significa que os problemas e dúvidas dos clientes podem ser resolvidos imediatamente, independentemente do horário, sem que eles precisem esperar pelo próximo dia útil. Isso agiliza o processo de atendimento e contribui para uma experiência mais satisfatória.

Ofereça uma experiência consistente

Garanta que a experiência do seu cliente seja consistente em todos os canais de comunicação utilizados pela sua empresa. Isso inclui o WhatsApp e outras redes sociais, como Instagram e Messenger. A ideia é que todos os canais da marca atuem como se fossem apenas um. Assim, o consumidor pode efetuar uma compra pelo meio de comunicação que ele deseja, independente do canal. Essa prática é chamada de omnichannel.

Acompanhe e analise os resultados

Monitore e analise as interações para avaliar o desempenho e identificar oportunidades de melhoria. Utilize métricas e indicadores como taxa de conversão, tempo de resposta, satisfação do cliente e feedback para ajustar suas estratégias e otimizar os resultados de vendas.

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Conclusão

Ficou claro como o conversacional é uma estratégia promissora para impulsionar as vendas, não é mesmo? Isso pode ser conquistado ao oferecer uma experiência personalizada, relevante e ágil para os clientes, independentemente do canal utilizado. Ao adotar abordagens centradas em conversas, com foco nos clientes e na construção de relacionamentos duradouros, as empresas podem se destacar entre os concorrentes.

Por esse motivo, comece a pôr em prática as dicas apresentadas neste conteúdo e conquiste a confiança dos clientes, impulsione suas vendas e aumente o faturamento do seu negócio.

Para ajudar ainda mais no seu processo de implementação de estratégias conversacionais, você pode realizar um teste gratuito da plataforma TALLOS, uma solução completa com diversas funcionalidades para melhorar a comunicação e as vendas das empresas. Com ela, é possível gerenciar diversos canais em uma única plataforma, como WhatsApp, Instagram, Messenger, Telegram e chat do site.

Além disso, você pode aproveitar chatbots e fluxos de automação para agilizar o atendimento, oferecer respostas rápidas e proporcionar a melhor experiência aos seus clientes.

Esse conteúdo foi produzido pela TALLOS.