Como aumentar as vendas com assinaturas de e-mail

Aumentar as vendas é um desafio de qualquer empresa. Equipes de marketing se reúnem todos os dias para discutir ideias novas, no intuito de elevar os números do setor comercial. Este artigo demonstra como o uso de uma ferramenta simples pode aumentar as vendas de forma considerável. As assinaturas de e-mail em HTML geram visibilidade e tráfego para sites, blogs e lojas virtuais.

A revista PEGN - Pequenas Empresas e Grandes Negócios* publicou uma matéria em 2015 sobre como aumentar as vendas durante a crise. As 4 dicas do artigo são: vender mais para o mesmo cliente, agregar valor à venda, ter um atendimento diferenciado e treinar a equipe.

De fato, essas dicas aumentam as vendas em tempos de crise e, fora deles, aumentam muito mais. Porém, o que percebemos se fizermos uma análise desse artigo com maior profundidade, é que tudo se baseia na melhora do relacionamento com o cliente e mais visibilidade.

Quais são os melhores canais de venda pela internet?

Para os bons profissionais de vendas, isso não é novidade. Relacionamento com o cliente é a chave para vender mais e melhor. Os grandes players do mercado online, os maiores vendedores da internet, sabem disso e, portanto, utilizam as listas de e-mails e o marketing de conteúdo para estreitar os laços com seus clientes antigos e futuros.

Além das listas de e-mails, que proporcionam o contato frequente e mais pessoal com os consumidores, os canais de vendas online mais eficientes são as lojas virtuais e as propagandas em sites. Sim, as propagandas tradicionais ainda vendem muito. Mas, devem ser feitas da maneira correta. Não basta enviar um e-mail com um banner promocional, pois muito provavelmente ele será descartado e marcado como spam.

Lembre-se que ninguém gosta de vender, mas clientes adoram comprar. O que os clientes não gostam é de serem abordados! Porém, eles adoram ver a promoção e correr atrás dela por conta própria. Então, o segredo se resume em estreitar o relacionamento com o cliente e oferecer valor a ele, sem pedir que ele compre nada. Deixe que ele visite o seu site por conta própria.

Assinatura de E-mail para Equipe de Vendas

Além da possibilidade de incluir links e imagens na sua mensagem de forma discreta, uma assinatura de e-mail em HTML tem outros benefícios, como aumentar a confiança, a credibilidade, da sua marca. E, também, a visibilidade, pois você poderá incluir seu logotipo nessa assinatura.

Veja esse exemplo de assinatura que pode ser muito bem usado por uma equipe de vendas.

Pontos que vale mencionar:

Adicionamos em destaque o número de telefone e site, que nesse caso seria os principais canal de vendas. Ícones apontando para as principais redes sociais;Um banner no rodapé para uma promoção ou desconto, no caso acima com a possibilidade do cliente enviar um SMS para ganhar um desconto na loja virtual.

Assinaturas de e-mail personalizadas chamam a atenção do cliente. Expõem a marca em um local inusitado. São mais uma forma de divulgação do seu negócio, do seu branding, dos seus produtos e promoções. Simplesmente, não há porque não usá-las!

Quando produzidas da maneira correta, são responsivas, o que significa que aparecem perfeitamente em qualquer formato de tela. Além disso, por serem feitas a base de código e não com imagens comuns, elas nunca serão comprimidas e sempre se apresentam de forma proporcional e adequada.

Como Criar Uma Assinatura de E-mail Profissional

Existem muitas formas de criar uma assinatura, mas se você é uma empresa com uma equipe de vendas modesta, vamos dizer mais de 5 vendedores, provavelmente vai querer usar um gerenciador de assinatura de e-mail para facilitar o seu trabalho, e ganhar tempo.

A Bybrand, por exemplo, é uma empresa especializada em assinaturas de e-mail personalizadas em HTML. Eles salientam a importância da padronização de uma assinatura de e-mails para uma equipe de vendas e lembram que uma assinatura em HTML evita que navegadores com bloqueio de imagens atrapalhem o uso da ferramenta.

O Que Incluir em Sua Assinatura de E-mail de Vendas

Como mencionado no início, uma assinatura pode ser um ótimo canal de vendas, gerando mais visitas no site ou chamadas de telefone. Basicamente você deve incluir o logotipo da empresa ou uma foto de rosto, para deixar a conversa mais pessoal. Insira também os principais meios de contatos, como telefone e site, e não esqueça dos ícones sociais.

Informações importantes para adicionar

  • Logotipo ou foto de rosto;
  • Cargo atual;Nome da empresa;
  • Número de telefone;
  • Links sociais;
  • Endereço físico, principalmente se seu negócio faz atendimento local;
  • Endereço de e-mail;

Em relação ao endereço de e-mail, na assinatura: muito se discute se ele é necessário ou não, pois geralmente o destinatário já vai conhecer seu endereço de e-mail ao receber sua mensagem.

Nesse ponto, vai das regras e gosto de cada empresa. Geralmente quando se usa endereços padrões de e-mail como, “contato@empresa.com.br” ou “vendas@empresa.com.br” pode ser uma boa ideia inserir ele na assinatura. Nesses casos, mais de um funcionário pode acessar o endereço com contas diferentes, como “joao@empresa.com.br

Adicionando uma assinatura de e-mail no Nectar CRM

O Nectar CRM trabalha muito bem com assinaturas de e-mail em HTML, que é fundamental para você conseguir enriquecer o espaço com informações que pode ser úteis para os clientes.

O processo de copiar e colar a assinatura é simples e ao salvar, suas mensagens de e-mail são enviadas com a assinatura.

Visite Nectar Dashboard -> Perfil -> Configurações: encontre a área de assinatura de e-mail.

Conclusão

Hoje, com as novas tecnologias o processo de vendas não é apenas no telefone. Pode envolver inúmeras tecnologias aliadas, como chamadas de vídeo, WhatsApp, redes sociais e sem dúvida a comunicação por e-mail. Mas nesse processo de usar todas as ferramentas, engajar o cliente se torna uma tarefa muito mais complexa.

Um gerenciador de assinatura de e-mail facilita o trabalho, e lhe poupa tempo na parte da padronização das mensagens de e-mail enviadas pela equipe, seja para clientes ou parceiros de negócios.

A assinatura de e-mail da equipe de vendas é, sem dúvida, um item que não se deve ignorar na estratégia de vendas e marketing de uma empresa bem organizada, que deseja aumentar as vendas.
Tem alguma informação ou dica que gostaria de acrescentar? Deixe nos comentários!