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7 motivos para usar um CRM de vendas

Para que uma empresa consiga bons resultados, é fundamental que todas as ações comerciais estejam bem alinhadas e organizadas. Nesse contexto, a melhor solução é contar com uma plataforma de CRM.

Sabe quando um lead faz contato, mas não é levado até o final do processo de compra porque o vendedor simplesmente “esquece” que ele existe? Ou ainda quando é preciso resgatar a gravação de uma ligação feita a um cliente, mas não há registro dela? O que dizer, então, do acompanhamento da performance do time comercial? Será que o seu relatório traz realmente tudo o que foi vendido durante o mês?

Uma solução de CRM existe justamente para resolver esses pontos: melhorar a sua gestão e aumentar as vendas. É pensando nisso que, neste artigo, apontaremos alguns dos principais benefícios que a ferramenta pode trazer a você.

7 motivos para usar um CRM de vendas:

  1. Melhor gestão dos contatos
  2. Ligações e envios de e-mail em um só lugar
  3. Controle das vendas
  4. Otimização da agenda
  5. Marcação de follow ups
  6. Acompanhamento do time de vendas
  7. Emissão de relatórios

1. Melhor gestão dos contatos

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É muito comum que as empresas que ainda não usam uma plataforma de CRM façam o registro de seus leads e clientes em planilhas de Excel. Quem trabalha com gestão sabe que as planilhas são ferramentas excelentes, mas não necessariamente para fazer um bom gerenciamento de contatos — até porque, se o arquivo for deletado, toda a sua base também vai embora.

No CRM, por outro lado, é possível levantar todos os dados a respeito de um contato: nome completo, e-mail, telefone; além de outras informações como: perfis em redes sociais, quais tipos de material ele baixou do seu site ou blog, se já comprou produtos de sua empresa ou não, etc.

2. Ligações e envios de e-mail em um só lugar

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Por meio do CRM, torna-se mais fácil e centralizada a comunicação com prospectos e clientes.

É fundamental que todos os contatos feitos com alguém estejam concentrados em um só lugar. Se ligações são realizadas e e-mails são enviados, mas não há registro claro disso, o vendedor terá dificuldades em saber como e em que pé está a negociação. Além disso, caso o colaborador em questão vá embora da empresa, será muito difícil retomá-la.

Em uma solução de CRM, todo o histórico de ligações e e-mails fica registrado no perfil do cliente. Assim, não apenas o vendedor, mas também toda a equipe pode ter acesso a tudo o que foi negociado por meio desses canais.

3. Controle das vendas

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Quando a equipe comercial é enxuta, fica mais fácil ter um controle total das vendas, mesmo que esse seja feito por uma planilha ou até mesmo em um caderno!

Todavia, quando a empresa está em crescimento constante e aumentando a estrutura do time comercial, esse método certamente não durará muito tempo. O gestor logo se perderá em meio a tantos números, o que o fará ter muito mais trabalho, além de uma imprecisão no total de vendas.

Pelo CRM, o próprio vendedor pode lançar o número da venda, de modo em que gestores e demais membros do time possam acompanhar a sua performance. Isso é fundamental tanto para o gerente, que pode seguir o desempenho de cada um, como para o próprio vendedor, que passa a ter uma visão de quanto falta para bater a sua meta individual. Além disso, a equipe pode ver a soma de todos para acompanhar a meta do time.

4. Otimização da agenda

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Quem trabalha com vendas costuma ter a agenda cheia de reuniões — e todas elas precisam ser atendidas, já que cada uma representa uma oportunidade de venda.
Por esse motivo, é necessário que toda reunião seja devidamente agendada.

O Google Agenda é uma das soluções mais utilizadas nesse sentido, mas ele apenas permite que você crie e marque o evento. Para ter um controle de qual foi o cliente com quem a reunião será feita, qual dia e qual horário, a solução certa é novamente o CRM.

Além da ferramenta marcar na sua agenda as reuniões, ela ainda pode lhe enviar lembretes por e-mail de quanto tempo falta para elas começarem: 30, 20, 10, 5 minutos... você determina.

5. Marcação de follow ups

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Como o CRM é uma ótima solução em termos de agenda, acaba sendo também o caminho mais assertivo para fazer follow ups.

Sabemos que os follow ups são essenciais para acompanhar o processo comercial junto ao cliente até fechar o negócio. Há casos em que eles são marcados um ou dois dias após a apresentação de uma proposta, e outros que ocorrem em torno de um mês depois.

Já imaginou quanta coisa pode acontecer na vida profissional (e também pessoal) de um vendedor dentro de um mês? De que vale um lembrete na agenda de que há um follow up a ser feito se ele não lembrar também os detalhes da negociação?

Ao agendar follow ups pelo CRM, toda a informação acerca do que foi negociado continua lá. Então, mesmo que se tenha passado dois meses, qualquer pessoa que acessar o perfil do cliente poderá ter ciência do que foi tratado.

6. Acompanhamento do time de vendas

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Acompanhar o desenvolvimento individual e total do time é uma das tarefas do gestor comercial. Pelo CRM, é muito mais fácil fazer esse acompanhamento com o intuito de aumentar as vendas.

Por exemplo: uma boa prática para reuniões 1 a 1 que o gerente tem com o vendedor é abrir o relatório de vendas a fim de analisar quanto falta para chegar à meta, quais são as oportunidades em aberto e o que fazer para fechá-las.

Como dito anteriormente, oportunidades de venda não podem ser perdidas, e uma das funções do CRM é notificar em que estágio cada uma está.

7. Emissão de relatórios

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Outra tarefa do gerente de vendas é elaborar e apresentar os relatórios do seu time. Esse costuma ser um trabalho moroso e demorado, porém, com o CRM, ele fica muito mais simples e rápido, podendo ser gerado com apenas alguns cliques.

Uma vez que todas as vendas já tenham sido registradas pelos vendedores, o próprio CRM lhe apresentará o total. Caso seja necessário ver relatórios específicos de, por exemplo, quantos clientes declinaram a proposta por razões financeiras, basta filtrar o campo criado especificamente para isso.

Esses são apenas alguns dos benefícios que uma plataforma de CRM é capaz de proporcionar. Caso queira entender melhor como esse tipo de solução pode funcionar para a sua empresa!


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